Eleições / Eleições 2022

Eduardo Leite prepara discurso para justificar quebra de promessas sobre candidaturas

Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
Governador do RS tem cogitado concorrer à reeleição ou deixar o PSDB e se lançar à Presidência  |   Bnews - Divulgação Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Publicado em 01/03/2022, às 06h15   Painel, Folha



Aliados do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já têm prontos os discursos que usarão para rebater acusações prováveis que surgirão caso ele seja candidato à reeleição ou deixe o PSDB para tentar a Presidência pelo PSD.

As duas hipóteses envolvem algum tipo de quebra de promessa, especialmente o compromisso de não tentar mais quatro anos, que ele vem repetindo desde a campanha de 2018.

LEIA TAMBÉM:Leite é condenado a pagar R$ 40 mil a Chico Buarque por uso de sua imagem

Nesse caso, o discurso é de que, com seus altos índices de aprovação popular, seria egoísmo da parte de Leite não atender ao clamor popular. Além disso, ele deverá usar o argumento de que parte dos quatro anos de seu mandato foram prejudicados pela pandemia.

Caso saia para presidente, após ter perdido a prévia tucana para João Doria, Leite deverá dizer que "é o PSDB que está saindo dele", e que não se reconhece mais no partido, controlado pelo governador de São Paulo.

O governador afirmará ainda que, com Doria candidato, o PSDB corre sério risco de sair muito menor da atual eleição. E que em 2026 ele não terá garantia de ser candidato a presidente, especialmente se Rodrigo Garcia vencer em São Paulo, o que faria dele o nome natural do partido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp