Economia & Mercado

Falta de pessoal ameaça pesquisas do IBGE no ano que vem, diz instituto

Arquivo/Agência Brasil
O instituto perdeu, nos últimos dez anos, cerca de um terço de sua força de trabalho  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 13/11/2018, às 19h32   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O IBGE (Instituto Brasileiro de Economia e Estatística), responsável no país pelas principais pesquisas sobre atividade econômica, mercado de trabalho e condições de vida da população, está ameaçado pela falta de pessoal, segundo o próprio instituto divulgou em nota na última segunda-feira (12). 

O instituto perdeu, nos últimos dez anos, cerca de um terço de sua força de trabalho, hoje em 5.030 funcionários. Cerca de 2.400 funcionários deixaram o instituto, a maior parte em razão de aposentadoria. 

Segundo o IBGE, essas vagas não teriam sido repostas e o instituto teme que o quadro seja agravado no próximo ano, em razão de volume grande de aposentadorias a vencer. 

A falta de mão de obra atrelada a um aperto no orçamento, que levaria à impossibilidade de contratações pontuais, poderão comprometer a realização de pesquisas essenciais e que já estavam agendadas, como o Censo 2020, uma atualização da população brasileira uma década depois do último levantamento demográfico. 

O instituto afirma que somente um novo concurso público, para o preenchimento de 1.800 vagas, poderia fazer frente a "situação-limite". "Essa crise ameaça todo o plano de trabalho do Instituto, incluindo a realização do Censo Demográfico 2020, que já se encontra em planejamento", afirma o instituto em nota.

De acordo com diretor executivo do IBGE, Fernando Abrantes, a queda de pessoal acarreta em maiores custos para realização de pesquisas, atrasos na coleta de dados e dificuldades em ampliação da abrangência territorial das pesquisas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp