Economia & Mercado

“Salvador é a capital mais endividada do Nordeste”, afirma levantamento do Núcleo de Estudos Tributários

Marcello Casal Jr // Agência Brasil
Relação Dívida Consolidada & Receita Corrente Líquida estabelece nível de endividamento de Salvador  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr // Agência Brasil
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 11/05/2024, às 13h29 - Atualizado às 13h50



O recente levantamento do Núcleo de Estudos Tributários - NET revela que “Salvador é a capital mais endividada do Nordeste”. De acordo com a pesquisa da instituição, esse indicador evidencia a relação Dívida Consolidada & Receita Corrente Líquida (RCL) de cada município.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo o estudo, “Salvador aparece como a capital mais endividada do Nordeste e a quarta mais endividada do Brasil, apresentando um índice de 35,2, conforme gráfico do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2023 da Secretária do Tesouro Nacional”.

Mas, de acordo com comunicado oficial, divulgado nessa sexta-feira (10) pela Secretaria de Comunicação (SECOM) da Prefeitura Municipal de Salvador, esses dados da NET configuram uma relação com o índice do Tesouro Nacional, que avalia gestão fiscal da capital baiana, evidenciando que a cidade tem uma gestão fiscal relevante e, por esse motivo, ela tem capacidade de solicitar empréstimos com suporte da União.

“Então, esses índices apresentados pela Net só reforçam a gestão fiscal de Salvador como referência positiva no país, pois a capital baiana é nota máxima no índice da Capacidade de Pagamento (Capag)”, explicou a Secom da Secretaria da Fazenda Municipal (Sefaz).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp