Economia & Mercado
Publicado em 13/09/2023, às 09h21 - Atualizado às 12h41 Cadastrado por Verônica Macêdo
Conselho Federal de Medicina (CFM) define que profissionais de saúde podem divulgar seus trabalhos nas redes sociais, mas impõe restrições, como a realização de publicidade ou ação comercial de qualquer tipo de medicamento ou produto.
As novas regras, divulgadas nesta terça-feira (12), têm o objetivo de “regulamentar um comportamento que já se tornou comum: o uso de plataformas sociais para a divulgação de tratamentos e serviços médicos”, conforme explica o CFM.
De acordo com as diretrizes do Conselho, os profissionais de saúde do Brasil podem “postar nas redes sociais mostrando o antes e o depois do tratamento de seus pacientes, desde que sob o consentimento dos mesmos, evidenciando um caráter educativo e sem manipulação das imagens e com esclarecimento de possíveis riscos de cada tratamento”.
Um ponto que merece destaque nas novas normas elaboradas pelo CFM é a proibição de “qualquer tipo de postagem ou publicação que desaconselhe os pacientes a se vacinarem ou que contraindique algum tratamento ou medicamento que tenha aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.
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