Economia & Mercado

BNews Glass: Diretor executivo da ABAPA destaca tecnologia como forte aliada para qualidade do algodão baiano; assista

Joilson Cesar / BNEWS
O diretor comentou sobre a presença da ABAPA no evento de sustentabilidade destacou o algodão baiano  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar / BNEWS

Publicado em 16/05/2024, às 14h07 - Atualizado às 14h20   Beatriz Araújo e Mariana De Siervi



O II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade iniciou nesta quinta-feira (16), em Salvador, e o o espaço exclusivo do Bnews no evento contou com a presença de Gustavo Prado, diretor executivo da ABAPA (Associação Baiana de Produtores de Algodão). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O executivo comentou sobre a presença da associação no evento de sustentabilidade e destacou o uso de tecnologia como aliada para manter a qualidade do algodão baiano. 

"A gente está apoiando esse evento, como vários eventos relacionados à sustentabilidade, para demonstrar um pouco do que a ABAPA faz, do que os nossos produtores associados fazem. O desenvolvimento sempre anda junto com a sustentabilidade, porque senão não é sustentável desenvolver-se mais e fazer mais, inclusive pela sociedade que é o norte que a ABAPA segue", disse para o BNews.  

Além disso, o diretor comentou sobre a fibra do algodão, que é um dos destaques do produto baiano e o fato da associação ter o maior laboratório de análise de fibra da América Latina. 

"A qualidade da fibra do algodão baiano já se deve a uma grande ferramenta que é a natureza. Essa região nossa é bem privilegiada com relação à luminosidade, como nós falamos inclusive outra vez, que propicia características exclusivas para o algodão baiano, fora a do uso correto da água, a irrigação que é muito bem feita por meio do uso de tecnologia. E a gente está buscando sempre aprimorar mais o nosso processo também no pós-colheita, que aí envolve o beneficiamento e a análise da fibra que o nosso laboratório faz.", destacou. 

"Nós estamos construindo um novo laboratório, que vai dobrar inclusive a nossa capacidade de análise para que a gente possa atender melhor, também Maranhão, Tocantins e Piauí.", continuou. 

Gustavo Prado também conversou sobre a presença da ABAPA no Bahia Farm Show, que tem seu início no dia 11 de junho de 2024. " A gente leva informação do campo para dentro das escolas, né? E leva os alunos das escolas para poder visitar também a lavoura, visitar a ABAPA, visitar o laboratório. Então, essa troca de conhecimento é muito importante para nós e é um momento de troca, o momento da Bahia Farm Show. a gente procura cada vez melhorar mais a tecnologia, mas também os processos, então, a gente tem sempre essa preocupação com melhoria e melhoria sobre o conhecimento, de levar o conhecimento para o lugar certo", finalizou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp