Economia & Mercado

Banco Central diz que Pix é extremamente seguro e que há poucos casos de golpes

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O BC tem trabalhado para evitar crimes, com campanhas de orientação aos usuários e colaboração com outras autoridades  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 08/12/2020, às 19h20   Redação BNews



O chefe adjunto do departamento de competição e estrutura do mercado financeiro do Banco Central, Carlos Brandt, disse nesta terça-feira (8), que o sistema de pagamentos instantâneos Pix é extremamente seguro, com uma plataforma robusta, o que dificulta a aplicação de golpes.

De acordo com ele, poucos casos de golpes de engenharia social tem acontecido, em que os bandidos criam histórias para convencer as vítimas a passar informações sensíveis.

Ainda de acordo com Brandt, o BC tem trabalhado para evitar esse tipo de crime, com campanhas de orientação aos usuários e colaboração com outras autoridades. "As pessoas precisam tomar cuidado de não passar informações sensíveis, ter certeza que não estão caindo em golpe”, afirmou Brandt.

Nesta manhã, ao participar de lives promovidas pelo Valor, o diretor-executivo de inovação da Febraban, Leandro Vilain, ressaltou que toda vez que há uma mudança grande de comportamento, isso abre oportunidades para os fraudadores criarem novas modalidades de golpes.

Segundo reportagem do Valor, o Pix vai trazer redução de custos, ganhos de eficiência e inclusão financeira. Para Brandt, o mundo está passando por uma revolução digital em que é necessário ter um ecossistema que suporte essa migração dos pagamentos físicos para o eletrônico, que é o que o Pix é capaz de fazer.

O executivo da Febraban disse ainda que apesar de ser cedo para avaliar o funcionamento do Pix, os resultados em 20 dias de operação foram positivos. “Já tivemos 53 milhões de transações no Pix, movimentando R$ 46 bilhões”, apontou. Atualmente 103 milhões de chaves foram cadastradas no Pix, com 41 milhões de pessoas físicas e 2,7 milhões de pessoas jurídicas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp