Denúncia

Chuva aumenta riscos de desabamento em atracadouro de Morro de São Paulo

Leitor BNews
Situação deixa moradores e turistas apreensivos  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 11/05/2018, às 19h04   Juliana Nobre



Os sérios problemas sofridos pelos moradores de Morro de São Paulo continuam sem solução. Apesar da baixa estação, os turistas que chegam diariamente à localidade passam pelo esfacelado atracadouro do distrito pertencente à prefeitura de Cairu. Nesta sexta-feira (11), o BNews recebeu fotos do local por onde passam 300 mil turistas por ano.

Em dezembro do ano passado, o BNews mostrou a situação do atracadouro: uma ponte de ferro que sofre os efeitos da corrosão da água do mar. Cerca de 15 mil pessoas passaram por Morro no fim do ano. De lá para cá nada foi feito.

A prefeitura de Cairu diz que a manutenção do equipamento é de total responsabilidade da Agerba, através da empresa Datolli. Já a Agerba diz que é da prefeitura.

Em contato com a reportagem, o presidente da Associação de Informantes e Carregadores de Morro de São Paulo, Elielson Santos, afirmou que representantes da Datolli informam aos trabalhadores que não há recursos para serem executados no equipamento. “A empresa não fez e não nos fala nada. Até já nos reunimos e sugerimos que contratassem nosso pessoal para ajudar, mas eles dizem que não tem dinheiro”. 

O presidente ainda mostra a preocupação no desabamento da ponte. “O mesmo pode acontecer como em Madre de Deus e pode matar pessoas. É uma vergonha termos um terminal com uma entrada tão feia, no terceiro maior destino turístico da Bahia. Não temos flutuantes e quando as lanchas chegam temos que descer para ajudar as pessoas e saírem. Crítico mesmo”. Santos ainda acrescentou que a ponte está rachada na parte inferior. 

A reportagem tentou contato com a Dattoli, mas foi informada de que o gerente de relações públicas da empresa não se encontrava. Um e-mail foi enviado solicitando respostas para os problemas citados. 

O BNews tentou entrou em contato com o secretário de Turismo, José Alves, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Já a prefeitura de Cairu voltou atrás e tomará providência a favor da reestruturação do terminal. "A Secretaria de Infraestrutura do município de Cairu, através do secretário Benedito Passos, afirma que com relação ao atracadouro de Morro de São Paulo, já possui um laudo técnico apontando as intervenções estruturais".

"Com a conclusão do Processo Administrativo, após avaliação criteriosa do laudo, o município encaminhará o procedimento para o setor de licitação com fins de contratação de empresa para realização da obra e administração do referido terminal", completou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp