Cultura

CMS discute lei que obriga shoppings a construírem teatros em suas instalações

Divulgação / CMS
Desde 2010 há uma lei que obriga os centros comerciais a terem um teatro em suas dependências, mas ainda carece de uma regulamentação  |   Bnews - Divulgação Divulgação / CMS
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 24/05/2023, às 11h37



O setor cultural de Salvador vem discutindo com a Câmara Municipal de Salvador (CMS), através da Comissão de Cultura da Casa presidida pelo vereador Silvio Humberto (PSB), a regulamentação da lei que obriga futuros shoppings centers e, ou, projetos de ampliação dos já existentes, a construírem teatros em suas instalações.

Desde 2010 existe uma lei que obriga os shoppings a terem teatros em suas dependências. No entanto, ela ainda não foi regulamentada. Para que a legislação saia do papel, a Comissão de Cultura da CMS agendou uma audiência pública para discutir o tema.   

Um dos nomes que está à frente do debate é o da bailarina e produtora cultural Eliana Pedroso. Com o apoio da Associação Baiana de Produtores de Eventos (Abape), ela vem convocando entidades de classe, produtores, artistas, técnicos e demais trabalhadores de áreas afins para participar do encontro. 

“Todos precisam se mobilizar, já que este é um encontro de máxima importância para toda a cadeia produtiva e também para o público consumidor de arte na capital baiana”, disse Eliana.

“Em Salvador, a cadeia produtiva da cultura é composta por milhares de trabalhadores, das mais diversas linguagens artísticas, que precisam produzir muito além do Carnaval. Além disso, temos, na capital baiana, cerca de 11 teatros que estão desativados por inúmeras razões, incluindo a degradação das instalações de alguns, o que impede a manutenção de uma programação regular”, acrescentou. 

“Também bastante significativa foi a recente demolição de dois deles - Teatro ACBEU (inaugurado em 1988), e o Eva Hertz, (inaugurado em 2010 e nosso único teatro de shopping) – em uma cidade de 3 milhões de habitantes cultuada pela sua criatividade e potencial cultural, e responsável por movimentos artísticos inovadores que influenciaram sobremaneira o Brasil”, finalizou a produtora.

Atualmente, o  circuito comercial artístico de Salvador conta com cerca de 11 teatros restantes. A maioria encontra-se em estado precário e tentando sobreviver. 

A audiência pública para o próximo dia 30 de maio, terça-feira, de 9h às 12h30, no auditório do anexo da Câmara dos Vereadores – Ed. Bahia Center, Rua Rui Barbosa, Centro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp