Cultura

Ator Jorge Washington celebra 43ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê: “Vencemos sem armas”

Paulo M. Azevedo / BNews
43ª Noite da Beleza Negra tem nova Deus do Ébano eleita.  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 14/01/2024, às 09h06


FacebookTwitterWhatsApp

A 43ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê que aconteceu neste sábado (14), foi marcada por muita celebração. Além do ator Fernando Guerreiro, integrante da comissão avaliadora, Jorge Washignton também esteve presente e revelou o significado do evento.

“Todas as reverências ao Ilê Aiyê. O Ile é esse símbolo, né? Que fez essa revolução há 50 anos atrás, de mostrar pra gente que era possível a gente ser, né? Sem precisar pegar em armas, sabe? Vencendo através da beleza, através da inteligência, através do nosso porte”, iniciou ele.

Em seguida ele comenta sobre a necessidade de espaços com o este. “O Ilê tem um significado muito, é uma simbologia muito grande em relação à nossa autoestima, a autoestima do povo negro de uma forma geral. Porque antes do Ilê Aiyê a gente era meio que escondido, meio que acanhado. Esse concurso, a Beleza Negra, ele é, porra, necessaríssimo” completou o ator.

Jorge também falou sobre o lançamento do filme Ó Pai, ó 2 após duas décadas. “Cara, tá uma delícia. Tem batido recorde de público, as pessoas têm ido assistir, as pessoas estão discutindo a história que está sendo contada lá. O filme fica assim, um monte de gente que não gosta, mas trilhões de gente que gosta. Porque é um filme mais político mesmo. Assumidamente a gente fez um filme mais político, o primeiro foi mais leve, esse não, esse foi mais direto, então é um filme que tem provocado a discussão, isso que é o importante”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp