Justiça

"Operação Sintonia": MP-BA deflagra operação contra organizações criminosas em prisões

Divulgação/MP-BA
“Operação Sintonia" tem como objetivo o combate uma organização criminosa nacional especializada no tráfico de drogas, lavagem de valores e crimes correlatos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/MP-BA

Publicado em 10/05/2023, às 17h14   Cadastrado por Lorena Abreu



O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da 1ª Promotoria de Justiça de Itaberaba, deflagrou a “Operação Sintonia” cujo objetivo é o combate uma organização criminosa nacional especializada no tráfico de drogas, lavagem de valores e crimes correlatos.A operação cumpriu nesta quarta-feira (10), oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Camaçari, Feira de Santana, Andaraí e Itaetê, no Estado da Bahia; e em Aracaju, no estado de Sergipe. Os alvos integram uma ramificação da organização criminosa que atua no tráfico de drogas na região da Chapada Diamantina.

A ação, coordenada nacionalmente pelo Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), com Forças Policiais de todo o Brasil, ocorre simultaneamente em 13 Estados, conta com a participação de 43 promotores de Justiça ligados aos Gaecos do MP e com o apoio de mil policiais militares, civis, penais e rodoviários federais. 

De acordo com informações do MP-BA, em todo o Brasil, foram cumpridos 228 mandados de prisão e 223 mandados de busca e apreensão. O objetivo da ação integrada é desarticular organizações criminosas violentas que atuam nas ruas e nos sistemas prisionais e efetivar prisões de seus integrantes e coletar provas das práticas delituosas detectadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público brasileiro. Na Bahia, a operação teve o apoio do Batalhão de Operações Especiais e das Rondas Especiais da Polícia Militar do Estado da Bahia (Bope e Rondesp Metropolitana), da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Bahia (Seap).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp