Entretenimento

Jornalista é condenado à prisão por ofensa a esposa de Chico Buarque

Reprodução/Redes Sociais
A sentença final converteu a prisão em pagamento de multa e indenização  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 16/05/2024, às 15h23 - Atualizado às 15h29   Cadastrado por Maycol Douglas



A Justiça condenou o jornalista José Roberto Guzzo pelo crime de difamação contra Carol Proner, advogada, professora de direito, assessora internacional do BNDES e esposa do músico Chico Buarque.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, em princípio a pena havia sido fixada em quatro meses de prisão, através de regime semiaberto pela juíza Susana Jorge Mattia Ihara, da 1ª Vara Criminal de São Paulo.

Entretanto, a última sentença decreta a substituição da detenção por uma multa, no valor de 23 salários mínimos, além de uma indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil. Nos valores atuais, o jornalista Guzzo teria que pagar ao equivalente de R$ 42.476,00. A decisão, no entanto, ainda cabe recurso.

O CASO

O profissional da comunicação foi condenado devido à publicação do artigo no jornal O Estado de S. Paulo, em 8 de fevereiro de 2023: "Amigos de Lula atacam o erário com a voracidade de um cardume de piranha".

O jornalista, em nenhum momento, cita o nome da advogada, mas diz que "a mulher do compositor Chico Buarque" havia sido indicada para trabalhar no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Carol Proner e Chico Buarque se casaram em setembro de 2021.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp