Justiça

‘As redes sociais disseminam o medo e geram o ódio’, diz Toffoli sobre fake news

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O STF não tomou qualquer medida mais severa em relação às fake news que ocorreram nas eleições de 2018  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 31/08/2019, às 08h48   Redação BNews



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou que as redes sociais são um ambiente que dissemina o medo e gera o ódio. A declaração se refere à propagação de notícias falsas e foi dada durante um evento na sexta-feira (30).

“As redes sociais, ao invés de promoverem a solidariedade e uma relação humana entre as pessoas, disseminam o medo gerando o ódio”, opinou Toffoli. Na avaliação dele, elas “colocam em risco valores democráticos” e seria muito importante o avanço do Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas, criado em junho deste ano.

Na quarta-feira (28), o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre um projeto que prevê de 2 a 8 anos de prisão para quem divulgar notícias falsas. Já o STF não tomou qualquer medida mais severa em relação às fake news que ocorreram nas eleições de 2018. 

Críticas à economia

Toffoli aproveitou o espaço de fala e também criticou o trabalho da equipe econômica de Bolsonaro. “O Estado não está gerando empregos. Precisamos colocar essa questão de geração de empregos na mesa e decidir políticas públicas no Congresso para que isso possa se resolver. […] Muito tem se falado em reforma da Previdência, de pacto federativo, mas não está se falando como deveria em desenvolvimento de empregos”, reclamou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp