Coronavírus

Anvisa flexibiliza regras para uso de cilindros de oxigênio durante a pandemia

Reprodução / CNN
Mudanças foram publicadas nesta sexta (19)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / CNN

Publicado em 20/03/2021, às 13h40   Redação BNews



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta sexta (19), uma nova resolução que abre exceções por tempo determinado para o uso de cilindros de oxigênio na área da saúde durante a pandemia para auxiliar nos respiradores. 

Esses cilindros, que também são chamados de balas, vão poder ser preenchidos com gás medicinal no cilindro cinza, além do verde que já é utilizado nos hospitais. Porém, as empresas que utilizarão essas balas, deverão seguir algumas regras de qualidade, como válvulas testadas e sendo aprovadas, além da limpeza adequada dos cilindros industriais para retirar contaminação cruzada e, também, ter rótulo adequado para o gás medicinal. 

Ainda de acordo com  a Anvisa, rampas de gases industriais para envasamento dos gases medicinais sem precisar ter uma análise de projeto arquitetônico e o licenciamento sanitário pelas autoridades locais. A empresa só precisa ter a Autorização de Funcionamento (AFE) e esperar os pedidos de concessão ou alteração que tem 48 horas para ser publicada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp