Coronavírus

Mais de 10 mil lojas da capital baiana estão desativadas por conta da pandemia do coronavírus

Leitor BNews
Segundo o Sindilojas, número representa 90% do comércio da cidade  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 16/04/2020, às 19h00   Redação BNews



Mais de 10 mil lojas da capital baiana estão desativadas por conta da pandemia do coronavírus. Os dados foram divulgados ao BNews, nesta quinta-feira (17), pelo  presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta.

Apesar do decreto da Prefeitura de Salvador, publicado no último dia 28 de março, estabelecer que apenas estabelecimentos com mais de 200m² devem suspender os serviços, muitas lojas menores optaram por interromper as atividades por conta da baixa circulação de pessoas.

Um exemplo foi registrado em vídeo, feito por um leitor do BNews. Nas imagens, é possível ver a maioria das lojas fechadas no Shopping Ponto 7, no bairro da Pituba, local onde há o maior número de casos registrados da doença.

Questionado pelo BNews, o presidente do Sindilojas informou que dentre as 12 mil lojas registradas na capital, 10 mil estão fechadas, representando 90% do comércio desativado.

"Ainda não há informações se as lojas foram fechadas temporariamente ou se decretaram falência, mas é uma situação preocupante. Temos uma perspectiva desastrosa. Sabemos que a volta será gradativa e estimamos um prazo de seis meses para recuperarmos o equilíbrio”, disse Motta.

Após a publicação da matéria, lojistas do Shopping Ponto 7 entraram em contato com o BNews e disseram que as lojas não decretaram falência e que as mercadorias foram retiradas da vitrine por uma questão de segurança.

“Levamos as mercadorias para um local seguro, pois temos receio da ação de vândalos. As lojas estão muito expostas e ficamos com medo. O que não é visto não é desejado”, disse a lojista Kima Falcão, em contato com o BNews.

Em nota, a administração do Shopping Ponto 7 também ressaltou que as lojas estão fechadas para obedecer ao decreto da prefeitura, mas que não decretaram falência.

“A Administração do Shopping Ponto 7 vem a público informar que o vídeo em questão não demonstra a realidade dos fatos. Isto porque, as lojas filmadas não estão em processo de falência como indevidamente tenta fazer crer o autor do vídeo. Porém, há, apenas, o respeito ao Decreto da Prefeitura Municipal do Salvador de manter o fechamento dos centros de lojas de toda a cidade (shoppings centers), a fim de evitar a circulação e aglomeração de transeuntes. Por questão de segurança, algumas lojas retiraram temporariamente os produtos das prateleiras nesse período, sem que haja o fechamento total ou falência dos referidos negócios. O Shopping Ponto 7, tal qual outros shoppings da cidade, mantém a política de respeito aos cidadãos/consumidores, cumprindo as determinações governamentais necessárias para evitar o alastramento da doença que atinge a sociedade mundial, com a certeza de que, tão logo vencida esta crise sanitária, com o encerramento do isolamento social, estará em pleno funcionamento, como vem fazendo há mais de 32 anos no mercado baiano. Lembrando que algumas lojas estão funcionando através de atendimento por meio eletrônico, com entrega a disposição dos clientes”, diz o comunicado oficial.

Nesta sexta-feira (17), o prefeito ACM Neto prorrogou o decreto que suspende o funcionamento dos shoppings centers e centros comerciais da capital baiana até o próximo dia 4 de maio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp