Coronavírus
Publicado em 26/03/2020, às 15h06 Redação BNews
Com apoio do Governo do Estado, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Bahia) lançaram na última terça-feira (24) o Tele Coronavírus. O serviço tem como objetivo orientar a população e esclarecer dúvidas sobre a pandemia do novo coronavírus, com rapidez e agilidade.
Por meio do número 155, de 7h às 19h, todos dos dias, o canal de comunicação atuará na triagem a distância de casos de suspeita de Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
A ação contribui para evitar deslocamentos de pessoas que não necessitam de atendimento emergencial em centros de saúde e gera um resultado importante: a redução do risco de contágio.
Além da UFBA, o projeto agrega escolas médicas de instituições de ensino federais, estaduais e privadas, entre elas UFRB, UFSB, UNEB, UESC, UEFS, UESB, Escola Bahiana de Medicina, FTC Salvador e Unifacs.
Conta também com a participação da Fesftech (Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Estadual Saúde da Família), responsável pelo desenvolvimento da plataforma que será alimentada pelos voluntários. Há ainda a integração com as secretarias de saúde dos municípios baianos.
Com ligações gratuitas, o projeto faz parte do Plano de Ação de Enfrentamento à Covid-19 do estado. Na linha de frente estão estudantes de medicina e médicos.
Até o momento, segundo a organização, há aproximadamente, 1.200 estudantes e 70 médicos, todos voluntários. Para cada 20 alunos de medicina, haverá a supervisão de um médico.
Interessados em se voluntariar devem procurar as coordenações das respectivas universidades parceiras da ação. Os participantes serão certificados pelo serviço.
Os estudantes do quinto e sexto ano de medicina são alocados em turnos de 4h. Cada um deles fará serviços de triagem para classificar os casos, indicar a gravidade e dar as orientações necessárias.
Os casos mais graves serão encaminhados para unidades de saúde e receberão atendimento presencial de profissionais da área. Para auxiliar no atendimento, o estudante conta com um aplicativo que registra os sintomas e ajuda na orientação e no protocolo de atendimento oficial, adotado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pelo Ministério da Saúde.
A expectativa é que ocorram 1.440 atendimentos por dia. A tecnologia usada pelo Tele Coronavírus recebe as ligações do público e redireciona-as aos celulares cadastrados pelos estudantes de medicina, que, assim, podem prestar o atendimento sem sair de casa.
A redução da circulação e deslocamentos de pessoas que suspeitam estar com Covid-19 para unidades de atendimento de saúde contribui para diminuir a possibilidade de contaminação a outras pessoas.
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