Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Câmara de Salvador pega fogo

Arquivo/BNews
Confira os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 18/10/2018, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Câmara de Salvador pega fogo

Com a aproximação da eleição para presidente da Câmara soteropolitana, as articulações e costuras estão pegando fogo nos restaurantes e hotéis da cidade. É um tal de senta para lá, come para cá... Teve até vereador engasgado com o cuscuz do café da última terça. O fato é que, nisso tudo, o vereador postulante a presidente pelo SD, Geraldo Júnior, tem levado a melhor na contagem parcial. Do outro lado, o único opositor a ele colocado às claras é Kiki Bispo (PTB), que parece já ter jogado a toalha. Quem viu o edil nesta quarta, confessa que ele é só tristeza.

Onde está o Leo?

Em meio a esse incêndio na eleição da Câmara, a pergunta que não quer calar: por onde anda Leo Prates (DEM), atual presidente? Uns dizem que ele mergulhou de propósito a pedido de uma certa pessoa importantíssima no conjunto da ópera . Outros dizem que ele jurou ao prefeito ACM Neto (DEM) que não iria se envolver na disputa... Quem viver, verá...

Uber do bem ou do mal

A turma do Uber tem trabalhado pesado nos bastidores para aprovação do projeto que regulamenta o aplicativo de mobilidade na cidade de Salvador. Vereadores do município, em contato com a Sombra do Poder, já disseram em alto e bom som que não irão aprovar a matéria do jeito que está. Segundo um jovem edil, tem muita curva nessa pista do aplicativo e que a cidade sairia perdendo, e muito, com o formato proposto. Uber de graça esttá pior que injeção na testa. Confere, vereador?

MP na colina

O edital da licitação que resultou na contratação da NM Construtora para requalificação da Igreja do Bonfim e da praça da Colina está sob a lupa do MP baiano. A 8ª Promotoria de Justiça da Cidadania da Capital tem em curso um inquérito civil para desvendar a denúncia de irregularidades constatadas no edital. O contrato envolveu cifras milionárias. 

Mídia própria

Em entrevista ao BNews, a deputada federal recém eleita pelo PSL de Bolsonaro, Dayane Pimentel, afirmou, de forma bastante exaltada, que não precisa de mídia, pois tem “imprensa e mídia próprias“. Ora, jovem e verde deputada, já que não precisa de veículos de comunicação para divulgação do que faz, por que pedir tanto a pessoas e colaboradores dos sites baianos espaço para combater seu fiel opositor Claudio Silva no claro e explícito papel de aparecer para o seu candidato à Presidência da República? Fontes ouvidas por esta coluna garantem que nem o nome completo e telefone da futura legisladora o favorito ao Planalto sabe. Menos jovem, menos.

Cole na corda

Rui Costa reuniu todo o grupo aliado e cobrou empenho na campanha para Fernando Haddad. Segundo fontes do BNews, sobrou bronca para Isidório, que diz ter votado em Cabo Daciolo (Patriota) no primeiro turno e estaria dividido entre Haddad e Bolsonaro (PSL) no segundo round eleitoral.

Para onde irá Paulo Câmara?

Tem tucano prestes a levantar voo. Fontes ligadas ao BNews garantem que o vereador e deputado estadual eleito Paulo Câmara (PSDB) está de malas prontas para desembarcar no governo Rui Costa. Um jantar teria praticamente amarrado o jovem talento ao terreno do senador Otto Alencar. O jovem tucano teria sido levado pelo seu guru e mestre Antônio Imbassahy. A informação já chegou no ninho do tucanato e o presidente atual Joao ”desidratado“ Gualberto não teria gostado nada da notícia. Na capital, apenas Adolfo Viana, Marcell Moraes, Paulo Câmara, Cézar Leite e Tiago Correia estão com mandatos vigentes. Quem foi Naninha...

A volta dos que não foram

Ainda ressoa no meio político a derrota nas de alguns medalhões da política baiana. Se o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) não conseguiu se reeleger e, muito menos, eleger o filho Alexandre Aleluia para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mesmo quadro crítico vivenciou o federal Benito Gama (PTB), que não teve sucesso na tentativa de levar a filha Taíssa Gama para o Parlamento estadual.

Dieta radical...

No caso dos Gamas, tal pai, tal filha, as votações foram inexpressivas. O que narram é que Benito, que sempre fez conta, gastou muito por voto. Os 29.964 mil sufrágios dele, ainda que somados aos 17.111 mil da filha, representam uma fatia digna de dieta radical ao custo de ingredientes de altíssimo padrão como os Gamas sempre gostaram. 

...receita errada

Diga-se de passagem, é sempre bom lembrar que Benito foi quem "convenceu" o PSC a sair do chapão na proporcional. Foi Benito também quem controlou toda a verba do fundo partidário do PTB e concentrou o financiamento eleitoral. Bom, neste ano, a conta saiu cara demais e a entrega foi pífia. O PSC, bom... O PSC também não conseguiu fazer nenhum federal. 

Profecias

Da cota dos não eleitos: Joseildo Ramos, deputado estadual do PT, não conseguiu garantir uma cadeira na Câmara dos Deputados. No entanto, seus mais de 73 mil votos lhe deram a segunda suplência do chapão e ouve profecias por onde passa. Uma delas veio do senador eleito Angelo Coronel (PSD) durante sessão nesta semana. “Assumirá, com certeza, ainda em 2019, a sua vaga na Câmara dos Deputados”, pregou o pessedista em tom de descontração.

"Sincerironia" nilense

A entrevista de Marcelo Nilo à Metrópole FM deu o que falar nesta semana. Ele não deixou, entre uma alfinetada e outra, de cutucar o desafeto político Antônio Imbassahy (PSDB). Disse, em tom para lá de irônico, que ficou muito sentido com a derrota do tucano, e arrematou: “Ministro de Temer querer ser candidato a deputado federal é não conhecer política”.

Operação desidrata

Rui Costa e a turma ‘correria” estão indo a pleno vapor numa operação de desidratação da oposição na AL-BA. A expectativa é que se chegue a 47 deputados na bancada governista. Assim, a oposição, que já teve 21, ficaria com 16. Vai ficar difícil até para obstruir votação. 

Dupla sertaneja

Por falar em deputados da oposição, dois deputados eleitos para a AL-BA no grupo da oposição já estão de malas prontas para a base do governador Rui Costa. E os nomes deles têm sido usados nas conversas descontraídas por darem a impressão de que se tratam de uma dupla sertaneja: Tom e Tum. 

Olhe Nelson aí, gente!

De volta aos trabalhos na AL-BA, os deputados recém-eleitos e outros reeleitos nem bem esperaram a poeira baixar e já entraram em campo nas articulações para a eleição da presidência, que só acontecerá em fevereiro. O nome que vem dando o que falar nos bastidores é o do cacique Nelson Leal (PP). Fontes da Sombra garantem que ele promete incomodar muito os governistas Rosemberg Pinto (PT) e Alex Lima (PSB) na disputa pela cadeira maior. Otto Alencar, presidente do PSD, vem trabalhando 24h na candidatura de Adolfo Menezes. As más línguas dizem que o governador já virou a cara para tal disputa e que aguarda ainda uma definição de seus pupilos Alex e Rosemberg. Muita água ainda passará por debaixo dessa ponte. 

Sem espaço

Enquanto o PT se anima para a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia com Rosemberg Pinto, que obteve mais de 100 mil votos, nos corredores da Casa já circula que o candidato do governador Rui Costa (PT) já foi escolhido e não será do Partido dos Trabalhadores. 

Surpresa

Nas rodas de conversa, dizem que o socialista Alex Lima seria, no fundo, a grande aposta de Rui. Alguns falam que seria um afago a Lídice da Mata por tê-la deixado de fora da chapa em detrimento de Angelo Coronel (PSD). Outros logo refutam por existirem nomes mais experientes que Lima. O fato é que ele ganha cada vez mais capilaridade nas hostes governistas.  

Prévia

Enquanto o cenário idealizado no Palácio de Ondina não vem à tona, trocadilhos e piadinhas correm o Parlamento baiano. A cena registrada acima pelo BNews está entre elas. Estaria aí uma réplica da troca de comando que haverá no Legislativo baiano? O tempo trará as respostas.

2020

Enquanto a base governista ainda trabalha para eleger Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição, o prefeito ACM Neto (DEM) já pavimenta os caminhos do vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), nome forte para substituí-lo em 2020. Além de ter repassado o bastão ao auxiliar em inaugurações de obras, Neto anunciou que Reis vai coordenar todos os programas sociais do Executivo municipal. Os comentários são de que ele aprendeu que não pode perder um só segundo se quiser reverter os estragos que as eleições desse ano lhes renderam.

Linha dura

Defensor ferrenho da Lei da Ficha Limpa, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot é quem vai emitir parecer no MPF no caso do recurso apresentado por Isaac Carvalho no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ex-prefeito de Juazeiro investiu pesado no corpo jurídico em Brasília para tentar reverter sua condenação em segunda instância. Já no Tribunal Superior Eleitoral, o MP Eleitoral opinou pela improcedência do recurso apresentado por lá pelo comunista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp