Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: La Vue, o prédio do terror

Imagem Na Sombra do Poder: La Vue, o prédio do terror
Confira os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/07/2018, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Secretário inflamável

Foto: Gilberto Júnior/Arquivo/BNews

Esquentado como sempre, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, conforme relataram a esta coluna, quase saiu na mão com um famoso radialista baiano. O episódio se agravou quando o auxiliar de ACM Neto recebeu de volta uma ‘banana’ na acalorada discussão. Conta-se que Mota cospe fogo quando alguém tenta atrelá-lo a Geddel Vieira Lima. 

O prédio do terror

Foto: Vagner Souza/BNews

Depois do ex-ministro Geddel Vieira Lima ter se tornado réu por pressionar o também ex-ministro Marcelo Calero, o prédio La Vue, na Ladeira da Barra, área nobre da capital baiana, se tornou um logradouro mal assombrado. Quem passa pelo local se benze em busca de proteção. Sem a menor previsão de término da construção, o espigão do terror tira o sono de um empresário ex-sócio de Geddel. Dizem as más línguas que o prédio pode assombrar muita gente ainda.

Começou a azedar

Foto: Vagner Souza/BNews

Insatisfeito com a indefinição da chapa majoritária em meio à briga envolvendo Jutahy Júnior (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC), além da incerteza na vice, o pré-candidato Zé Ronaldo (DEM) confidenciou a um interlocutor: se o imbróglio não for resolvido, vai abandonar o barco. Preparem-se. A coisa vai ficar feia. ACM Neto, por onde anda?

Insatisfação

Por falar nisso, a demora da oposição em fechar a majoritária tem desagradado integrantes do grupo. Com uma campanha encurtada pela metade, muitos avaliam que será impossível dar fôlego a uma candidatura, principalmente considerando que o período de pré-campanha já está perto do fim e foi pouquíssimo aproveitado.

A dama do silêncio

Foto: Vagner Souza/BNews

Ex-secretária da Promoção Social de Combate à Pobreza de Salvador, a deputada Tia Eron, presidente do PRB na Bahia, tem sido chamada dentro do grupo político de 'a dama do silêncio". Dizem que é uma éminence grise, ou melhor, uma eminência parda. Só assiste à banda passar e vibra com a guerra instalada entre os pré-candidatos. Não se manifesta, atitude zero, e quer conquistar prêmio por atuação.

Uma estranha no ninho

Uma servidora municipal, que atua no segmento financeiro da Secretaria de Educação de Salvador, vem distribuindo ‘santinhos’ de um pré-candidato a deputado estadual. O curioso é que o pré-candidato, atualmente na vereança da capital, é do PT e tem ao seu lado o filho da servidora como militante. Afinal, será que o prefeito ACM Neto sabe e deixa, ou sabe e faz vista grossa?

Contos...

Está cada vez mais difícil o deputado federal Irmão Lázaro (PSC) ser alçado ao posto de candidato ao Senado na chapa de José Ronaldo (DEM). Isso porque, para o PSDB (leia-se Jutahy Magalhães Jr.), o cantor gospel só entra na composição se for na vice. Em meio ao impasse, o nome do vice-prefeito Bruno Reis (DEM) ganhou força e, asseguram fontes palacianas, está perto de entrar na majoritária, faltando apenas decidir em qual posição jogará. 

...e versões

No entanto, em outra ala, corre, à boca miúda, a notícia que o vice-prefeito Bruno Reis já chama a vereadora Lorena Brandão (PSC) de vice-governadora. Será que o PSC vai trocar o nome de Lázaro no Senado - porque Jutahy não o quer como parceiro - pelo da vereadora na vice de Zé Ronaldo? A conferir. 

Colheita

Quem está na lista do carrasco do Palácio Thomé de Souza é a vereadora Ana Rita Tavares. Desde a votação contra o projeto do servidores, gesto que desagradou a prefeitura, a edil tem se esquivado de ligações de Bruno Reis e se ausentado das últimas votações. Comenta-se que a protetora dos animais está alinhada com o MDB de Lúcio Vieira Lima, que lhe ofereceu guarita para uma eventual candidatura neste ano.

Habite-se

Entre os aliados do Palácio de Ondina, a inauguração do Instituto Couto Maia virou pauta nas rodas de conversa. Narra um interlocutor que o comentário é de que ‘desabituados com o ritmo do Correria’, aliados do Palácio Thomé de Souza tentaram uma manobra para que o novo Couto Maia permanecesse fechado, mesmo depois de inaugurado na última sexta-feira. Diferentemente do Hospital Municipal, que até hoje só abriu metade da capacidade, o governo do estado peitou a prefeitura e abriu o Couto Maia na totalidade, mesmo sem o Habite-se. 

Rui curte MBL?

A decisão que determinava a soltura do ex-presidente Lula causou reações inexplicáveis. Uma delas foi o governador Rui Costa (PT) no Twitter curtir uma postagem do líder do MBL, Kim Kataguiri. Além da publicação do jovem de direita, Rui, ou quem estava gerenciado o perfil, curtir tuítes de Clarice Falcão e Dilma Bolada. O BNews viu.

Estado laico

Lembram da história do prefeito de Guanambi que entregou, em decreto, a cidade a Deus em janeiro de 2017 e a Justiça determinou, agora, a suspensão do ato administrativo? Pois bem. O deputado Sargento Isidório (Avante), querendo pegar carona no factoide, resolveu apresentar projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para entregar a Bahia à Santíssima Trindade. Viva o Estado laico.

Dois pesos...

Foto: Vagner Souza/BNews

Já que falamos da AL-BA, não podemos deixar passar a sessão que encerrou os trabalhos do semestre no Legislativo, que entrou em recesso. A última matéria que faltava aprovar para oficializar o recesso era a LDO de 2019, mas a oposição fazia obstrução para prolongar a discussão. Em dado momento, Fabíola Mansur (PSB) assumiu a Mesa Diretora e suspendeu a sessão por 10 minutos em meio ao debate. A bancada do PT pirou. A oposição vibrou. A socialista tentou se explicar dizendo que deu um tempo para oposicionistas e governistas entrarem em acordo. Não colou.

...e duas medidas

Foto: Vagner Souza/BNews

A mesma sessão, com a mesma discussão rolando, foi suspensa por 20 minutos pelo presidente titular da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD). Ninguém bradou. 

O sonho de ACM Neto

Embora tenha desistido de disputar o governo da Bahia, o prefeito ACM Neto (DEM) parece ter um sonho mais alto do que os ares do Palácio de Ondina. Questionado por um seguidor na rede social Instagram se “pretende ser presidente da República”, o democrata foi enfático: “Sempre sonhei ser prefeito de Salvador e ser presidente é um outro sonho que tenho. Quem sabe um dia?”. 

Querer é poder

Foto: Adenilson Nunes/BNews

O ditado popular é conhecido. E João Leão, presidente do PP na Bahia e vice-governador do estado, dá prova disso em seu estilo brincalhão. Questionado pelo BNews se o PP, que já tem a vice na chapa do governador Rui Costa, quer uma vaga na suplência para o Senado, respondeu de imediato e sem titubear: "PP não reivindica nada, o PP tem". 

A malícia com o ministro

Falando em PP, quem passou por Salvador no fim da semana passada foi o ministro pepista Gilberto Occhi, que comanda a Saúde de Michel Temer. Ou melhor, o Ministério da Saúde do governo Temer. Em discurso durante ato no Hospital Municipal de Salvador, deu dicas de saúde. Contou que a esposa indicou exercícios com a língua diariamente. E detalhou: colocando a língua para um lado e para outro, em movimentos repetitivos e circulares. Enquanto rolava a explicação, o público deu risadinhas maliciosas. Ao perceber os sorrisos irônicos, o ministro disparou: “Não é erotismo, é saúde”.

Onde tem fumaça...

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia pediu que a Polícia Federal investigue uma denúncia contra um deputado estadual que é acusado de ofertar atendimento médico gratuitamente mediante apresentação do título de eleitor do paciente. A prática não é exclusiva de deputado, muitos outros políticos fazem. Atentai-vos, a lupa da PF está perto.

...tem incêndio

A queixa contra o referido deputado ocorreu após denúncia anônima na Ouvidoria do SUS. O caso foi denunciado ao Ministério Público Federal pela Secretaria de Saúde da Bahia e aponta que os atendimentos eram feitos em clínicas clandestinas em Feira de Santana. De lá, os pacientes eram transportados para Cachoeira ou São Félix, onde tinham acesso a serviços de saúde. A auditoria do SUS coletou provas robustas. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Tá Tite?

Fica o registro da cara tristonha do vereador Kiki Bispo, postado logo após o Brasil ter perdido o jogo para a Bélgica e ser eliminado da Copa do Mundo. Chora não, vereador, 2022 vem aí...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp