Cidades

Atriz denuncia racismo e transfobia durante atendimento em associação de Camaçari

Reprodução/Instagram
O caso de transfobia teria acontecido durante uma busca por informações sobre cirurgia de redesignação sexual  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 31/07/2023, às 10h37   Nilson Marinho



Uma atriz e poeta transfeminista relatou um caso de transfobia vivenciado no último dia 24 de julho em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Yara Sereya filmou o momento em que um atendente da Associação de Apoio à Família e ao Meio Ambiente (AFAB) a tratou de forma inadequada, usando pronomes masculinos ao se referir a ela.

Nas imagens feitas por Yara, é possível ver uma discussão entre ela e o atendente, culminando no momento em que o funcionário a chama de "meu querido" e a define como um homem, mesmo após ser corrigido. A artista havia ido ao local em busca de informações sobre uma cirurgia de redesignação sexual.

A AFAB é uma associação que oferece diversos serviços à comunidade, incluindo consultas médicas, exames, encaminhamentos cirúrgicos e assessoria jurídica. Em uma nota oficial, a instituição informou que recebeu um pedido de apoio para a realização da cirurgia de redesignação sexual, conhecida popularmente como "cirurgia para troca de sexo", mas esclareceu que não possui convênios ou parcerias para atender a essa solicitação.

A AFAB também reiterou, na mesma nota, o respeito a todas as orientações sexuais e identidades de gênero, ao mesmo tempo que lamentou a insatisfação manifestada pela situação, que resultou em acusações dirigidas à associação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp