Cidades

Surto misterioso: Fábio Vilas-Boas afirma que moradores da região do baixo sul também apresentam sintomas

BNews
Casos foram registrados em nove bairros de Salvador e Lauro de Freitas  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 19/10/2018, às 18h09   Redação BNews



Os casos de dermatite registrados no Greenville, em Patamares, que provocam coceira e erupções vermelhas já se espalharam para outros bairros de Salvador e municípios da Bahia. O secretario da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou ao BNews que moradores de outros municípios também apresentam sintomas da doença.

"Lauro de Freitas teve um caso de exantema e prurido. Alguns municipios da região do baixo sul também. Por enquanto todos os exames normais. Colheram mais amostras para análise no laboratorio central", explicou o secretario.

A doença foi registrada primeiro no condomínio de luxo da capital. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal tomou conecimento sobre o assunto no dia 05 de outubro. As causas do surto ainda não foram identificadas.

As secretarias do Estado e do município ainda divergem sobre os números. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que são 79 casos no Grenville e que não há registros em outros bairros. Já dados da Sesab apontam 17 casos, sendo apenas seis no condomínio de Patamares e os outros 11 nos bairros de Canabrava, Canela, Pau da Lima, Fazenda Grande II, Jardim das Margaridas, Dom Avelar, Cajazeiras, São Marcos e Lauro de Freitas. Esses pacientes deram entrada no Hospital São Rafael.

O secretário afirmou, ainda, que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) coletou amostras de pacientes, que deram negativos para zika virus, dengue, chinkunguya e sarampo. Fábio Vilas-Boas explicou que a Vigilância Epidemiologica de Salvador é responsável pela investigação dos casos na capital. Ele afirmou, ainda, que o município só notificou três casos para a Sesab.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp