BNews Agro

Top 7: Conheça cursos para impulsionar o Agromarketing

Divulgação
Especialista fala sobre importância da educação em Agromarketing  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 15/05/2024, às 12h16 - Atualizado às 12h17



No cenário atual do agronegócio, onde a competitividade e a inovação são palavras de ordem, a educação e a formação contínua se tornaram aliadas indispensáveis para os agricultores e profissionais do setor que buscam aprimorar suas habilidades de marketing e impulsionar seus negócios.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Ricardo Martins, especialista em agromarketing e CEO da TRIWI compartilha sua visão sobre a importância de investir em conhecimento e explora as diversas opções disponíveis para aqueles que desejam se destacar nessa área.

O especialista lista alguns cursos e workshops, desde opções online até presenciais, para agricultores e profissionais dominarem as estratégias de marketing no agronegócio e se destacarem no mercado.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, não basta apenas produzir com qualidade - é preciso saber como comunicar o valor dos seus produtos, construir uma marca forte e se conectar com os consumidores de forma eficiente. É aí que o agromarketing se torna uma ferramenta estratégica para o sucesso dos agricultores e profissionais do setor.

"Ao longo da minha jornada como consultor e instrutor de agromarketing, tenho testemunhado o impacto transformador que a educação pode ter na vida dos agricultores e profissionais do agronegócio", afirma Ricardo Martins. "Aqueles que se dedicam a aprender e aplicar estratégias eficazes de marketing conseguem se diferenciar, conquistar novos mercados e alcançar resultados expressivos." 

Opções de Educação em Agromarketing

Cursos de curta duração: Uma das alternativas mais procuradas são os cursos de curta duração, que oferecem uma imersão intensa em temas específicos do agromarketing. Com duração de um a cinco dias, esses cursos são ideais para quem busca atualização rápida e prática, com foco em estratégias e ferramentas que podem ser aplicadas imediatamente no dia a dia da propriedade ou do negócio. 

FGV Educação Executiva oferece cursos de curta e média duração em marketing e vendas, incluindo estratégias de distribuição omnichannel e trade marketing. Estes cursos são totalmente online e possuem 30 horas de duração.

IAG PUC-Rio disponibiliza cursos online de curta duração em mercados de capitais e relacionamento com investidores, com uma abordagem prática baseada em exemplos de mercado e interação em tempo real com professores.

Insper tem o curso de Gestão e Governança no Agronegócio, focando em diagnóstico e ajustes na condição financeira de empresas agropecuárias, melhoria de desempenho econômico e gestão de riscos, ideal para executivos e diretores de cooperativas e de agroindústria.

London School of Design & Marketing oferece cursos online que incluem análise de tendências de mercado, disponibilizados em várias línguas e formatos flexíveis para facilitar o aprendizado.

Coursera apresenta uma gama de cursos online sobre marketing, ideal para aprofundar conhecimentos em criação de conteúdo, estratégias de marketing digital e análise de marketing.

Harven Agribusiness School oferece cursos de graduação, pós graduação e educação corporativa com a proposta de integrar conhecimento aplicado a instituição se diferencia por projetos que garantem uma vivência global aos alunos.

Agroadvance oferece educação online e presencial focada no agronegócio, visando o desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais. Eles disponibilizam cursos, MBAs e treinamentos específicos para empresas (InCompany), além de uma plataforma de streaming com conteúdos educativos e um blog com informações relevantes para o setor. 

Para Ricardo, os workshops e cursos online são ótimas oportunidades para aprender e a se conectarem com o mercado. "Os cursos online são especialmente vantajosos para agricultores e profissionais que vivem em regiões mais distantes dos grandes centros, pela flexibilidade e comodidade, permite que os alunos acessem conteúdos de qualidade, interajam com instrutores e colegas, e aprendam no seu próprio ritmo, de qualquer lugar do mundo", ressalta Martins. 

Congressos, seminários e feiras do agronegócio também se destacam como excelentes oportunidades de aprendizado e networking. Nesses eventos, os participantes podem acompanhar palestras de especialistas renomados, conhecer novas tecnologias e soluções de marketing, e estabelecer parcerias valiosas para seus negócios. 

"O Agrishow, por exemplo é um dos eventos mais importantes do agronegócio brasileiro, reunindo agricultores, empresários e especialistas de todo o país. É uma oportunidade única para se atualizar sobre as tendências do setor, conhecer novas tecnologias e, claro, se capacitar em agromarketing. Nos pavilhões do Agrishow, é possível encontrar uma variedade de cursos, workshops e palestras focados em estratégias de marketing para o agro. Desde opções rápidas e objetivas até imersões mais aprofundadas, o evento oferece uma verdadeira imersão em conhecimento para quem busca impulsionar seus negócios e se diferenciar no mercado. Participar do Agrishow e aproveitar essa rica programação de capacitação é um investimento certeiro para agricultores e profissionais que desejam colher os frutos do agromarketing", destaca. 

Aplicação Prática do Conhecimento 

Independentemente da forma de educação escolhida, Ricardo Martins enfatiza a importância da aplicação prática do conhecimento adquirido. "De nada adianta acumular certificados e diplomas se você não colocar em prática as estratégias e ferramentas aprendidas. O agromarketing é uma disciplina que requer ação, experimentação e constante aprimoramento", afirma o especialista.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, investir em educação e formação em agromarketing é essencial para os agricultores e profissionais do setor que desejam se destacar e alcançar resultados expressivos. Com a variedade de opções disponíveis, desde cursos presenciais até workshops interativos e cursos online, é possível encontrar a alternativa mais adequada para cada perfil e necessidade. 

"O agromarketing é uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios e conectar os produtos com os consumidores de forma eficiente e sustentável", esclarece Ricardo Martins. "Ao cultivar conhecimento e habilidades nessa área, os agricultores e profissionais do agronegócio estarão plantando as sementes do seu sucesso e colhendo resultados abundantes no futuro”, conclui.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp