BNews Agro

Confira o tamanho do estrago do ciclone aos produtores rurais do Sul do país

Marinha do Brasil / RS
Os setores mais afetados foram o do gado leiteiro e plantações de fumo  |   Bnews - Divulgação Marinha do Brasil / RS
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 10/09/2023, às 09h21


FacebookTwitterWhatsApp

O ciclone extratropical que atingiu a região Sul do Brasil causou uma série de prejuízos para produtores rurais, especialmente criadores de gado leiteiro e plantadores de fumo. Entre os registros estão danos em galpões e estruturas agrícolas e perdas em lavouras.

O governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), afirmou que ainda está fazendo o levantamento para saber o tamanho do prejuízo.

Segundo a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), apenas na região de Celeiro, no noroeste gaúcho, mais de 500 produtores tiveram galpões de suas fazendas atingidos pelo ciclone.

De acordo com o portal g1, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) informou que, até o início da tarde da última quinta-feira (13), 102 agricultores já haviam relatado danos em plantações de fumo por conta do temporal. Apenas no Rio Grande do Sul, 95 produtores de informaram danos às plantações.

Já em Santa Catarina, seis produtores relataram que suas plantações foram danificadas em três municípios: Águas de Chapecó, Saudades e São Carlos. No Paraná, as perdas foram registradas na região do município de Medianeira.

A Afubra informou que a grande maioria dos municípios atingidos o fumo foi plantado recentemente, com isso, o impacto da perda é menor.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande Sul, até a última quinta-feira (7), 51 municípios do estado foram atingidos pelo ciclone. Até então, 23 pessoas estão feridas por conta do ciclone. Os desabrigados são 234, enquanto os desalojados são 331.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp