Artigo

O Cão Arrependido

Joilson César/BNews
Repórter do BNews faz análise sobre retorno do PP ao governo Jerônimo  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 01/02/2023, às 13h07   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

"Volta o cão arrependido, com suas orelhas tão fartas, com seu osso roído e com o rabo entre as patas". Esse foi um monólogo recitado pelo personagem Chaves, que marcou uma geração na TV Brasileira e mundial. Mas apesar de ter anos que foi exibido, o trecho se encaixa perfeitamente na conjuntura política atual na Bahia.

O texto também poderia se encaixar em outra situação, mas já escrevi sobre isso quando falei da "Volta do que não foi". Mas vejamos;

Trago esse trecho para retratar a volta do Partido Progressista (PP) à base governista após quase um ano distante. A sigla de centro bem que tentou se aventurar como oposição ao ex-governador Rui Costa e ao atual governador, Jerônimo Rodrigues, inclusive, apoiando o principal adversário petista nas eleições do ano passado, ACM Neto. 

Mas, como bem cita Chaves no seriado, "O verso é repetido 44 vezes". E o casamento do PP com o número 44 não deu muito certo. Agora, os progressistas, que de besta não têm nada, batem na porta do governo à procura do filé mignon novamente. 

E foram bem recebidos, visto que o governador Jerônimo Rodrigues aceitou novamente a adesão dos parlamentares pepistas à base em busca de uma governança tranquila junto à Assembleia Legislativa da Bahia.

Resta saber se essa volta será benéfica como antes para o partido de João Leão, que saiu enfraquecido das eleições e corre o risco de perder o comando estadual da sigla. Tem muita gente de olho e com faro apurado na alta cúpula do PP e não têm medido esforços para escantear cada vez mais o cacique do partido, que deixou de ser um Leão da política baiana e tem sido chamado somente de gatinho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp