Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: o fantasma de João

Imagem Na Sombra do Poder: o fantasma de João
Confira os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/08/2018, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O fantasma de João

A decisão do deputado federal João Gualberto de abandonar a vida política caiu como uma bomba no cenário político baiano. Muitos falaram em medo de derrota, outros falavam em medo de processos do Supremo Tribunal Federal... Mas fontes ligadas a esta coluna batem pé firme de que o motivo da desistência do mascate sergipano foi um “fantasma” que ronda o empresário há alguns anos... Joãooo... Joãooooo...

O homem do Ferragamo assombra...

Velho conhecido nos restaurantes e shoppings da cidade de Salvador, um pseudo playboy da sociedade baiana famoso por levantar recursos para campanhas de figurões da política voltou a assombrar. Com a mesma vestimenta de outrora, camisas Ricardo Almeida, sapato italiano da marca Salvatore Ferragamo e calça pescando siri, ele desfila no seu importado pela cidade prometendo aos quatro cantos que vai eleger fulano e beltrano. Ninguém sabe ao certo sua principal atividade, mas para os mais próximos ele se identifica como empresário do ramo de petroquímica. Entretanto, todos sabem que a atividade dele é outra... 

...E ataca

Enquanto tem candidato a deputado correndo léguas do jovem rapaz que anda sobre calçado Ferragamo, nesta semana a Sombra do Poder flagrou um jovem candidato a deputado estadual escorregando pelo estacionamento do Salvador Shopping e o playboy na cola. Pegou mal...

Refeição no fogo

Está pegando fogo uma disputa entre duas empresas do ramo de alimentação pelo contrato de prestação de serviço com o Hospital Ana Nery. Desde 2016, as duas companhias travam um duelo na esfera jurídica e o governo do estado está tendo que fazer malabarismo para evitar colapso no serviço de refeição na unidade de saúde. Quem saboreia mais, serve mais. Entendedores entenderão. O último despacho do desembargador Mário Albiani Júnior no TJ-BA mandou derrubar o sigilo do processo. É aguardar o desfecho.

Big pesquisa

O instituto Real Time Big Data, fundado em março deste ano, será o responsável pela primeira pesquisa eleitoral para governador na Bahia após o período de registro das candidaturas. Em solo baiano, começou mal: excluiu do cenário o candidato João Santana (MDB). Os números são esperados para a próxima semana.

Little mundo

Aliás, despertou curiosidade a relação da empresa paulistana, ainda que indireta, com a Bahia. Um dos sócios já foi superintendente do Instituto Gerir, entidade goiana que administra o Hospital Costa do Cacau no sul da Bahia. 

Racha no PSB

A confusão entre PSB e PSD na base do governador Rui Costa ainda está longe de um desfecho. Com a senadora Lídice da Mata preterida na chapa majoritária em detrimento do PSD, o PSB baiano se divide cada vez mais, apesar de todos os apelos do governador Rui Costa por unidade no grupo. Após o presidente do PSB de Salvador, Waldemar Oliveira, declarar apoio à candidatura de Celsinho Cotrim ao Senado, essa semana foi a vez de mais 12 integrantes da sigla, sendo a maioria dirigentes, seguirem o mesmo caminho.

Racha no PSB II

Os dissidentes têm nomes. Dentre eles, estão Samuel Nonato, vice-presidente do PSB de Salvador; Fátima Trabuco, presidente do diretório de Camaçari; Karina Borges, ex-prefeita de Amargosa e dirigente da legenda na cidade; Gerson Júnior Blumetti, presidente do PSB em Castro Alves; e Carlucho, em Lauro de Freitas. 

Insatisfação

E por falar em cisão, candidatos petistas também não andam nada felizes com o poder de fogo que o governador Rui Costa (PT) anda dando ao PSD de Otto Alencar. As discussões acaloradas nas reuniões que antecederam as arrumações das chapas proporcionais são prova disso. Após a decisão do chapão para estadual, a expectativa é que vários integrantes do PT fiquem de fora, reduzindo assim a própria bancada, que deve perder o status de maior na Assembleia Legislativa. O comentário é que não se sabe o que Otto fez para convencer Rui, que ignorou até mesmo os prejuízos. 

Quem é o pai?

Na terça-feira (14), um convênio assinado em Brasília marcou a transferência do Hospital Nair Alves em Paulo Afonso para o governo federal. Após o ato firmado, apareceram mais padrinhos do que se pode imaginar. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) afirma que todo mundo sabe que o governo estadual é que vinha conduzindo a reforma da unidade. O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) diz que atuou no caso para que o negócio frutificasse.

Engenheiro de obra pronta

No governo, há quem diga que Aleluia nunca participou dessa história e está aproveitando para pongar “no feito dos outros”. “Verdadeiro engenheiro de obra pronta”, ironiza um integrante do alto escalão do governo petista. Em nota, o democrata cutucou: “Em vez de ficar na imprensa prometendo o que não se pode fazer, nós trabalhamos em uma articulação junto à Chesf e a EBSERH para fazer essa necessidade da UTI sair de uma vez por todas. Hoje finalmente temos um anúncio concreto a fazer a população: a UTI vai sair". Que o povo seja o vencedor dessa batalha.

Tiro no pé

Embora não admitam, os integrantes do PSC deram um verdadeiro tiro no pé ao descumprirem o acordo de integrar o chapão no grupo liderado pelo prefeito ACM Neto e formarem uma chapinha com o SD, PTB e PPL. Além do SD ter decidido sair sozinho na estadual, o PPL vê um grande número de candidatos recuando temendo a força do PSC. O comentário é que resta agora aos sociais cristãos, que saíram mal na fita, pedir a Deus proteção para eleger seus postulantes.

Estaca zero

O candidato ao governo do estado João Henrique Carneiro (PRTB) permanece sem doações no site “Doação Legal”, destinado a ‘vaquinhas’ virtuais para financiamento de campanha. O ex-prefeito de Salvador estabeleceu uma das maiores metas da plataforma (R$ 2,8 milhões) na página que está no ar desde maio. Apesar do descrédito, ele espera uma alavancada na candidatura devido à aliança com Jair Bolsonaro (PSL).

Camaleão

Somente a partir desta quinta-feira (16) que é possível divulgar os números de urna dos candidatos. Contudo, há quem esteja tentando driblar a vedação e até consiga. João Roma, candidato a deputado federal, por exemplo, conseguiu um número de celular que termina com os dígitos que usará na urna. Passou, então, a divulgar o telefone como forma de contato. Como diz o bordão, só tem esperto...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp