Eleições

Cadê os amigos de verdade? Voltarão

Imagem Cadê os amigos de verdade? Voltarão
Bnews - Divulgação

Publicado em 24/10/2018, às 12h30   Jollvaldo Freitas*


FacebookTwitterWhatsApp

Disse no Facebook que o bom mesmo da dissensão entre bolsonaristas/haddaristas é que veio purgar as amizades. Separar o joio do trigo. Amigo de verdade não vira desafeto por coisa alguma. Nem por Deus. Nem pelo Diabo. E teve gente que discordou, veja a que ponto chegamos neste instante em que o país se encontra mais dividido que banda de laranja podre, mais estendido que elástico quebrado e mais impossível de colar que taça de cristal e complicado para costurar mais que tecido de seda, e olha que a amizade é coisa forte, mais forte que corda de seda ou fio de carbono.

Mesmo assim tem quebrado. Eu fico feliz por passar incólume no processo. O que fiz para isso foi copiar os sábios da antiguidade, os filosofos de Platão a Averróis, de Sócrates a Limiro do Cariri. Respeitei o opositor. Respeitei seu jeito de achar e pensar. Respeitei seu direito de pensar diferente. Mas, fico triste vendo que pessoas do meu conhecimento perderam grandes amigos de antigamente, verdadeiros irmãos. E vi que irmão de sangue é sempre uma incógnita. O sangue nada significa e nem vem significando neste momento de distanciamento em que a política virou um BaVi como nunca o BaVi chegou a ser  e nem será.

Eu espero a hora da eleição ser passado, esperando um futuro melhor entre as pessoas e orando (forçando a linguagem pois não sei orar) pelo futuro do Brasil. Por suas esquinas, suas linhas tortas, seus polígonos, seus isósceles. Também, não fiz até agora, nenhum inimigo, e tenho me virado, feito mais ginástica que praticante de pilates.

Dia destes chegando no clube vejo a discussão num grupo sobre Haddad e Bolsonaro e me pegam de chofre perguntando:
- Meu caro, você^}e vai votar em Haddad ou Bolsonaro?

Respondi sem nem pensar:
- Rapaz, tô por fora, estava há mais de três anos fazendo trabalho antropológico numa tribo no centro das África, onde nem tinha internet, nem TV e nem rádio e tô chegando hoje. Tô por fora! O pessoal fez cara de assustado e antes que perguntassem o nome de tribo fui saindo de fininho. Não conhecia a maioria e com certeza o que eu dissesse ganharia no mínimo um inimigo que não estava contando.

Mas tudo vai mudar. Os amigos irão voltar, tenha certeza. Mantenha o coração aberto. Dê tempo. O tempo cura até o voto errado.

*Escritor e jornalista
[email protected]

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags