Saúde

Casas de apoio

Imagem Casas de apoio
Bnews - Divulgação

Publicado em 10/08/2018, às 06h26   Padre Alfredo Dórea*


FacebookTwitterWhatsApp

Doutor Bandeira me ligou pedindo socorro: "Padre amigo, acabei de diagnosticar uma família com HIV. Já fizeram todos os exames e estão com os medicamentos em mãos. Uma senhora e 4 filhos de 7, 5, 3 anos e um bebê de 8 meses. Moram no Largo de Roma e não poderão fazer o tratamento sem uma moradia e alimentação adequadas".

Fui com Tia Conça até o local e encontramos a família. Paulinha já localizara uma casa em Cajazeiras. Márcio doou os móveis, fogão e geladeira da casa do seu pai, que acabara de falecer. Zé passou o chapéu entre os colegas de trabalho e comprou o gás e a cesta básica.

Esta é a vigésima quinta família mantida pela Instituição Beneficente Conceição Macedo - IBCM em casa de apoio a pessoas vivendo com o HIV/AIDS. Todas enviadas por organizações da rede pública de saúde, que nada desembolsam em favor da instituição que faz este trabalho tão necessário quanto urgente.

A pandemia da AIDS deve ser enfrentada com políticas públicas de prevenção, tratamento e assistência. Aos mais vulneráveis, toda a prioridade. O poder público não pode fazer menos que a rede solidária da sociedade civil.

A triste realidade é que a AIDS cresce no Brasil mais que no resto do mundo e Salvador conta com uma única casa de apoio a pessoas com HIV AIDS, mantida com verba pública. Urge multiplicar as casas de apoio, para pessoas com HIV/AIDS, com o devido respeito ao direito à convivência familiar.

* Padre Alfredo Dorea é arcebispo da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil. Graduado em filosofia e teologia. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Atua no diálogo interreligioso, combate às violências, discriminações e preconceitos, defesa dos direitos humanos e das pessoas mais vulneráveis e empobrecidas, sobretudo as que vivem com o HIV AIDS.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags