Artigo

Sua vida mudaria?

Imagem Sua vida mudaria?
Bnews - Divulgação

Publicado em 09/07/2018, às 08h55   José Medrado*


FacebookTwitterWhatsApp

Mas que lambança, hein, do Judiciário ontem, no caso da soltura de Lula?!  Aqui em BNews há uma excelente matéria, intitulada “Especialistas veem falhas em ato de plantonista e de Moro”, vale a pena ler. 

Quero falar de outra coisa. Pois é, e o Brasil não foi.  Mas, se a seleção ganhasse, mudaria sua vida em quê? O País parado, todos ligados... Afinal de contas, é sabido por diversos estudos, nesses momentos de vibração coletiva há, e muito, uma espécie de projeção freudiana das torcidas próprias, pelas conquistas e vitórias pessoais. Idealiza-se a si mesmo vitorioso. É uma espécie de eu me aproveito da onda e grito, xingo, extravaso, ou choro, reclamo os meus processos de vida pessoais... Tudo, para muitos, uma oportunidade de sacudir a própria existência. Natural. Pena, no entanto, que não guardamos esta mesma energia, estas mesmas manifestações em favor de nós mesmos, não de 11 milionários brasileiros (que em verdade ganham o que resolvem pagar a eles. Legítimo). Nós povão, que penamos o diabo para ganhar as nossas partidas diante da vida, da sobrevivência. Nós brasileiros atletas do dia a dia, de corrida com obstáculos, dos salários rasos...

Agora mesmo o Governo Federal, através da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) está inventando uma moda estranha: onde o consumidor de plano de saúde privado terá uma coparticipação, ou seja, um valor que você pagará à operadora do seu plano, em razão da realização de um procedimento ou evento em saúde. Você além da mensalidade pagará até um certo limite procedimentos vários, além de franquia (tipo quando há sinistro em seu carro, quando vai consertar), que é o valor estabelecido no contrato, o qual a operadora exigirá para você ser atendido. Em suma: é mais uma vez o povo se lenhando, e o governo com a conversa malevolente de que é para ajudar diminuir valor de mensalidade... Alguém acredita nisto? Vocês lembram das bagagens em voo? As passagens diminuíram?

Vem o governo e os seus interesses empresariais, em benefício de seus financiadores, com a fala mansa, cheia de explicações de vantagens... Sei... A verdade é que se a pessoa adoecer muito, precisar de cirurgia e exames, a conta pode ficar cara. Por isso, a modalidade de franquia e a coparticipação podem ser uma falsa economia, um barato que pode sair muito caro depois. Sem falar, que isso tudo só irá sobrecarregar o SUS, uma vez que muitos não poderão assumir planos de saúde. Imagine o SUS ainda mais sobrecarregado.

Infelizmente, a experiência tem demonstrado que quando políticos, não afetando a todos, e governo falam em benefícios, majoramento de valores... Ponho minha barba de molho, pois não vem nada que preste para nós, em geral só para os amigos - deles.

* José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp