Artigo

Girls just wanna fundamental rights...E outras coisas

Publicado em 02/09/2017, às 11h40   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

Nessa semana um homem foi preso por ter ejaculado no rosto de uma mulher dentro de um ônibus...E liberado pela justiça logo depois.
Em seu despacho, o juiz entendeu que o ato não configurava estupro e sim contravenção penal de “importunação ofensiva ao pudor”, por julgar que não houve “constrangimento tampouco violência”.
Em liberdade, Diego Ferreira de Novais que já tinha em seu currículo  15 passagens anteriores por crimes sexuais contra mulheres e três prisões por estupro, atacou novamente.
Não pude deixar de imaginar se essa mesma punição seria aplicada caso fosse o juiz a vitima. Se seria considerada uma situação onde não houve constrangimento. Se fosse com você, excelentíssimo juiz José Eugênio do Amaral Souza Neto, você não se sentiria ferido? Enojado? Constrangido? 
Constrangimento, substantivo masculino, aliás, que significa:
1.ato ou efeito de reduzir o volume de uma substância por meio de pressão; aperto, compressão.
2. violência física ou moral exercida contra alguém; coação.
3. situação moralmente desconfortável; embaraço, vergonha, vexame.
Imagine o cenário: você é mulher e quer tomar um ônibus sem tarados ejaculando no seu pescoço, mas quem entende se isso foi um constrangimento ou não, é um homem concursado. Que fase!
Mas vamos dar um desconto, alguém tão bem estudado deve saber como tomar uma decisão justa. Justa. Justiça. Substantivo feminino. 
1.Particularidade daquilo que se encontra em correspondência (de acordo) com o que é justo; modo de entender e/ou de julgar aquilo que é correto.
2.O ato de reconhecer o mérito de (algo ou de alguém)
Meu nobre juiz, eu sinto muito que precise uma leiga te informar que teve violência moral sim, teve constrangimento pra porra. 
E ver você, alguém tão bem informado tratar algo assim como banal é muito mais que falta de empatia, é injustiça. É uma injustiça que corta, dilacera, constrange. 
Esse constrangimento que você parece não entender, vem da alma. Ele foi sentido por todas as mulheres justas que me precederam, aquelas com quem divido os dias, as que não dividem e as que vão carregar esse fato na memória.
Esse constrangimento patriarcal de uma sociedade machista, de uma cultura machista que oprime, mata e silencia.  De um país machista, de um governo machista e de um juiz como você. De decisões repletas de covardia.
Mas o seu machismo constrangedor só vai conseguir nos deixar mais forte.
"Eu não me vejo na palavra
Fêmea: Alvo de caça
Conformada vítima" 
Não, não me vejo. Eu me vejo constrangida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags