BNews Turismo

Rolê Afro: Conheça roteiro que apresenta pontos turísticos de Salvador sob ótica da negritude

Pixabay
Rolê Afro é um programa desenvolvido para mostrar 10 roteiros afrocentrados na capital baiana  |   Bnews - Divulgação Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 10/11/2023, às 12h34



O turismo baiano inovou e criou o projeto Rolê Afro pela capital baiana, focado na criação de roteiros que valorizam a cultura negra em Salvador. O programa foi desenvolvido pela Àwa Ações Afirmativas, em parceria com a prefeitura da capital baiana.

Entre as regiões abrangidas pelos roteiros, estão os bairros de Itapuã, Rio Vermelho, Liberdade, Canela, Cajazeiras, Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos. Além disso, o guia “Descubra a Salvador Capital Afro”, apresenta sugestões de roteiros que destacam a ancestralidade africana.

Confira abaixo:


Vodun Kwe To Zo - Entre a Pedra de Xangô e o Terreiro da Pedra do Trovão

Feira de São Joaquim - Cores e Sabores

Vivência de Fé: A Terra Santa dos Alagados Experiência Griô conta a História do Brasil sob o olhar do povo preto e o engajamento nos diversos eventos políticos: O monumento a Zumbi, Terreiro de Jesus, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Casa do Benin no Centro Histórico integram esse roteiro.

Caminho de Ogun: a história de Salvador através das ruas do Centro Histórico com passagens por pontos turísticos, como Elevador Lacerda, Memorial das Baianas, Largo do Pelourinho, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, entre outros.


Rota Afro Congo-Bahia: O caminho começa na Pedra de Xangô, símbolo sagrado e tombado em 2017 como Patrimônio Cultural da cidade. Em seguida, os turistas podem visitar a sede do Afoxé Filhos do Congo, onde são recepcionados com roda de capoeira, vivência musical, percussiva e de dança, entre outras ações. A rota é finalizada com a degustação da culinária local.


"A proposta dos nossos roteiros é atingir os cinco sentidos do visitante, proporcionando uma experiência de imersão", explica Sueli Conceição, co-fundadora da Áwà Ações Afirmativas e líder do consórcio executor do Rolê Afro ao G1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp