BNews Turismo

Bacelar reage após ministro dizer que falta de segurança é gargalo para o turismo na Bahia: "governo federal que nos atrapalha"

Reprodução/Instagram @bacelarmauricio
Segundo o secretário, a Bahia continua liderando o turismo no Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @bacelarmauricio

Publicado em 09/09/2022, às 20h50   Redação BNews



O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, rebateu as declarações dadas pelo ministro do Turismo, Carlos Alberto de Brito, durante um encontro com o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, e membros da Câmara Empresarial do Turismo nesta sexta-feira (9), em Salvador.

Na oportunidade, Brito falou sobre o objetivo de fortalecer a promoção nacional e internacional da Bahia, mas ao citar as ações que o governo federal tem desenvolvido para incrementar o turismo no estado, o ministro afirmou que "alguns gargalos", entre eles a segurança, atrapalham o setor na Bahia.

Segundo Bacelar, contra números não há argumentos. "De 2020 para 2021, o volume da atividade turística no Brasil cresceu 21%, aqui na Bahia o crescimento foi de 47%. No mesmo período de 2020 para 2021, a receita nominal da atividade turística no Brasil cresceu 26%, aqui na Bahia cresceu 48%. Nós estamos em um volume de atividade turística mais do que o dobro do país. O ministro disse lá que dos dez destinos mais procurados no país, dois estão na Bahia: Salvador e Porto Seguro. Números do IBGE mostram que 10% de toda a despesa no turismo nacional está sendo feito na Bahia, temos aqui mais de 50% de turistas nacionais comparando 2022 com 2019, temos uma ocupação hoteleira, comparando o primeiro semestre de 2022 com 2019 no mesmo patamar, temos uma movimentação nos aeroportos no primeiro semestre de 2022 semelhante ao primeiro semestre de 2019, se o povo está vindo para a Bahia aqui tem insegurança?", indagou.

Ao BNews, o secretário lembrou que ao ser questionado por representantes do setor sobre a falta de ação do governo federal na época da pandemia, o ministro teria dito que "enquanto o governo propagava que as pessoas tinham que ir pra rua trabalhar, os governadores dos Estados orientaram o povo a ficar em casa".

Ainda de acordo com os números apresentados por Bacelar, houve uma queda de 40% no número de turistas internacionais, comparando o primeiro semestre de 2019 com o de 2022. "Os turistas ainda resistem em vir para o Brasil, primeiro porque eles não confiam na imunização brasileira, em segundo lugar, o presidente da República diz que não foi vacinado, um presidente da República que se vangloria quando é expulso de um restaurante em Nova York por falta da imunização".

Na análise do secretário, falta ação do governo federal na promoção do turismo brasileiro no exterior. "Nos últimos três anos o Brasil investiu zero no turismo no exterior. A Bahia não tem crescido mais ainda na atividade turística por conta do governo federal que nos atrapalha, mas dentro do país nós somos líderes. A melhor resposta paro o ministro são os resultados dos nossos indicadores de desempenho da atividade turística, tanto os que a secretaria levando como os que o IBGE publica. Nós aqui na Bahia, segundo média do IBGE, 10% dos empregos gerados na Bahia ano passado foi na atividade turística".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp