BNews Turismo

BNews Summer: especialistas comentam expectativa do setor hoteleiro para o Carnaval 2023

Divulgação / Iva Castro - Pixabay
Ocupação hoteleira de Salvador deve chegar a 100% durante o Carnaval de Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Iva Castro - Pixabay

Publicado em 02/02/2023, às 06h00   Téo Mazzoni



O Carnaval 2023 está chegando e, com esse grande evento, cresce a expectativa do setor hoteleiro de Salvador, já que é um dos períodos que mais atrai turistas de todas as partes do Brasil, ainda mais após dois anos sem a realização da festa, que é considerada uma das mais famosas do mundo. 

A folia voltará a ser realizada após ter sido suspensa devido às restrições sanitárias de enfrentamento à pandemia de Covid-19, para alegria dos foliões, que virão em peso para a capital baiana durante os dias 16 e 21 de fevereiro, para curtir o Carnaval.

.


Um dos setores mais movimentados durante os seis dias de festa será o da hotelaria, que mantém expectativa alta acerca da ocupação no período. O presidente da Associação da Indústria de Hotéis, Regional Bahia - ABIH-BA, Luciano Lopes, afirmou ao BNews Turismo que a festa deve garantir resultados positivos para o setor na capital.


.
Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA

"A procura por hospedagens de Salvador encontra-se bastante aquecida, com taxas de ocupação semelhantes às observadas no verão de 2019. Esperamos uma média de ocupação em torno de 95%, chegando a picos de 100% na maioria dos hotéis", comentou o presidente. 

O gestor ainda falou sobre a alta no preço das passagens aéreas, que de acordo com ele, pode afetar os resultados do setor. "Este é um dos principais fatores que preocupam os empresários do segmento e pode prejudicar a previsão feita para o Carnaval 2023", ressaltou.

Diante da fala de Lopes acerca da preocupação dos empresários com o valor das passagens aéreas, o BNews Turismo entrou em contato com Glicério Lemos, diretor do Monte Pascoal Praia Hotel e presidente da Salvador Destination, que ponderou: "Mesmo com os preços elevados nos bilhetes, acredito que o Carnaval 2023 será o melhor dos últimos tempos e que a ocupação hoteleira vai alcançar os 100% durante o período da festa". 

.
Glicério Lemos, presidente da Salvador Destination

Lemos ressaltou ainda, que o folião dará um jeito de vir para o carnaval de Salvador curtir, seja de ônibus ou carro. "O amante da festa momesca não vai deixar de aproveitar o carnaval após dois anos de paralisação", comentou. 

Segundo o presidente da Salvador Destination, se nenhum desastre acontecer, nada poderá afetar o sucesso do Carnaval de 2023.  "A Prefeitura e o Governo do Estado aliaram-se para realizar uma festa bem planejada e estruturada, para atender o folião da melhor forma possível", frisou. 

Lemos também  afirmou que o Monte Pascoal Praia Hotel, que fica localizado no circuito Barra-Ondina, está lotado para o Carnaval 2023: "começamos a vender pacotes para o Carnaval ainda em novembro de 2022 e os últimos apartamentos foram locados agora em janeiro. Estamos totalmente ocupados para o período". 


.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Ao BNews Turismo, Tereza Pires, gerente comercial do Fera Palace Hotel, no Centro Histórico de Salvador,  falou que o Carnaval de 2023 trará uma grande demanda para a cidade. "A expectativa é de que o Fera Palace obtenha 100% de ocupação durante o final de semana do carnaval (sexta, sábado e domingo)", comentou. 

.

No entanto, ainda segundo a gerente, os outros dias deverão contar com um percentual inferior, com terça sendo o dia de menor ocupação, com aproximadamente 70% dos quartos preenchidos. 

Como será a ocupação hoteleira fora dos circuitos de Carnaval? 

O BNews também falou com Renata Proserpio, sócia gerente do Casa di Vina Boutique Hotel, localizado na  R. Vinícius de Moraes, que fez questão de abordar o fator localização em relação ao Carnaval: "Todos os equipamentos, independente de estarem no circuito ou mais distantes, vão alcançar um patamar próximo a 100%. O Casa di Vina Boutique Hotel, mesmo localizado em Itapoã, tem sido muito procurado por aqueles turistas e foliões que querem curtir o Carnaval, mas que também buscam descansar em um lugar mais tranquilo", frisou. 

.
Renata Proserpio, sócia gerente do Casa di Vina Boutique Hotel

Segundo a sócia do Hotel, o Casa Di Vina está praticamente lotado para o Carnaval 2023. 


.


Renata também salientou  a preocupação com o elevado preço das passagens aéreas, que pode afetar o segmento. "O preço das passagens aéreas é o único fator que pode comprometer o desempenho da hotelaria durante o Carnaval. Houve um aumento da oferta de voos para Salvador, mas os bilhetes continuam muito caros, o que acaba afastando muitos hóspedes e clientes", consluiu>

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp