Ciência

Facebook amarga queda de novos seguidores em páginas; Instagram cresce

Reprodução
A plataforma de imagens e vídeos permanece aumentando o número de usuários seguindo páginas oficiais  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/05/2019, às 22h41   Redação BNews



O Facebook não tem o que comemorar. A rede foi a plataforma social popular com a maior desaceleração no número de novas curtidas em páginas. O dado é do estudo #MS360, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, em parceria com a Socialbakers.

Nos segmentos analisados, a categoria “Marcas/Institucional” foi a que mais perdeu novos curtidores no Facebook: 23% na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e o deste ano. A quantidade de páginas da categoria de “Mídias e Notícias” que impulsionaram conteúdo nesse período foi outro dado analisado. Com queda de oito pontos percentuais, 87% investiram comprando mídia na plataforma. 

“Historicamente, o setor de ‘Mídia e Notícias’ é o que mais patrocina postagens, devido ao baixo alcance de publicações com links externos”, explicou a professora da FAAP, Karina Bousso.

No Instagram, a situação é diferente. A plataforma de imagens e vídeos permanece aumentando o número de usuários seguindo páginas oficiais. Em 2018, teve a média de 1,4 milhão de seguidores entre as 100 marcas brasileiras com mais interações. Nos primeiros três meses de 2019, subiu para mais de 1,5 milhão. Mesmo assim, a média de novos seguidores acumulou quedas entre o último trimestre de 2018 e os primeiros três meses de 2019 – de 166.383 para 141.905. 

O Twitter conseguiu superar os resultados negativos que vinha contabilizando. No último trimestre de 2018, os 100 perfis com mais interações da categoria “Não-Marcas”, que engloba celebridades, criadores de conteúdo e figuras públicas em geral, tinha uma média de pouco mais de três milhões de seguidores. No primeiro trimestre de 2019, esse número subiu para 3,3 milhões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp