Serviços

Salvador: Prefeitura tem programação pelo mês da mulher

Divulgação
As homenagens começaram com a assinatura de convênio entre as esferas municipal e estadual  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/03/2013, às 08h17   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O pontapé inicial para as comemorações em Salvador no mês da mulher foi dado na última segunda-feira (04) com a assinatura de um convênio entre a Superintendência Municipal de Políticas para as Mulheres e a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. Com a parceria, a partir desta sexta-feira (8) até o fim de março, uma série de atividades organizada pela Prefeitura de Salvador será realizada na cidade, chamando a atenção para a necessidade do fortalecimento das mulheres, prevenção e enfrentamento à violência contra as pessoas do sexo feminino. Informações 

A superintendente Mônica Kalile destacou a importância da parceria entre as esferas municipal e estadual no enfrentamento ao problema. Ela apontou o levantamento feito em 2012 pela Secretaria de Políticas para Mulheres, do governo federal, no qual Salvador foi a quinta cidade entre as capitais do país que mais utilizou o serviço 180, de denúncia a casos de violência contra as mulheres.

“Este foi o primeiro ato de parceria envolvendo o novo governo municipal e o governo estadual. Isso mostra que a luta é suprapartidária, ou seja, precisamos unir esforços para reverter a situação em que se encontra a primeira capital do país”, ressaltou Mônica Kalile. De acordo com a secretária da SPM estadual, Vera Lúcia Barbosa, a parceria está presente, inclusive, na realização de um café da manhã para as trabalhadoras da Arena Fonte Nova, para marcar o Dia Internacional da Mulher a ser comemorado nesta sexta-feira (8).

O convênio é resultante da aprovação do projeto “Século XXI - Quem Somos e o que Queremos”, do Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), vinculado à SPM municipal, dentro do edital de seleção de projetos para Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Crams), promovido pelo governo do estado. Na cerimônia de assinatura, realizada na sede da SPM estadual, também estiveram presentes representantes de outras dez entidades contempladas com o edital.

Programação

08/03 – Sexta – Dia Internacional da Mulher
Roda de Conversa – “Controle Social e Políticas para as Mulheres”
Horário: 9h às 12h
Local: Centro de Referência Loreta Valadares – Federação
Promoção: Superintendência de Políticas para as Mulheres

Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher
Horário: 15h (concentração)
Local: Campo Grande
Promoção: Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência
Participação: Equipe SPM

09/03 - Sábado

SPM Itinerante – Palestra “8 de Março e Lutas das Mulheres”
Horário: 18h às 19h30
Local: Grupo de Mulheres Princesa Anastácia (São Caetano) / Associação Comunitária Beneficente de Vila Tiradentes, Gomeia e Roma- ACBVIGOR.
Promoção: Superintendência de Políticas para as Mulheres.

19/03 – Terça-feira

Seminário “Transversalidade de gênero e raça em políticas, programas e serviços públicos da Prefeitura Municipal de Salvador”
Horário: 13h às 17h
Local: ICEIA
Promoção: FIEMA – Fundo Municipal para Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes e SPM - Superintendência de Políticas para as Mulheres

20/03 – Quarta-feira

Oficinas “Transversalidade de gênero e raça em políticas, programas e serviços públicos da Prefeitura Municipal de Salvador”
Horário: 8h às 17h
Local: ICEIA
Promoção: FIEMA – Fundo Municipal para Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes e SPM - Superintendência de Políticas para as Mulheres

21/03 – Quinta-feira – Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Roda de Conversa - “Violência contra a mulher nas comunidades tradicionais”
Horário: 9h às 12h
Local: Centro de Referência Loreta Valadares
Promoção: Superintendência de Políticas para as Mulheres
Cine SPM - Exibição dos filmes

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp