None

Vídeo mostra momento em que adolescente que teria sido estuprada em hospital psiquiátrico é levada por suspeito

Reprodução // YouTube
Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro, teria sido palco de outro caso de abuso  |   Bnews - Divulgação Reprodução // YouTube
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 29/09/2022, às 14h23 - Atualizado às 14h25



O BNews teve acesso a um vídeo que mostra o exato momento em que um homem pega uma menor dentro do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro, e a leva para um quarto onde teria sido estuprada dentro da própria instituição psiquiátrica. A mesma garota fugiu da instituição, mas depois foi resgatada. O Ministério Público da Bahia já havia informado ao BNews que está investigando o caso, e que por envolver uma menor está em sigilo.

A delegacia de Polícia Civil de Juazeiro abriu inquérito para apurar a situação. Em entrevista ao BNews, a delegada Lígia Nunes de Sá afirmou que as investigações seguem em andamento: "solicitei documentos ao hospital e estou aguardando receber. As perícias foram e estamos aguardando receber os laudos. Também estamos ouvindo familiares e os envolvidos no caso para concluir o inquérito". Segundo a delegada, por não ter ninguém preso, o prazo para conclusão do inquérito é de 30 dias.

Vale lembrar que a mesma instituição foi palco de outro caso de abuso. Segundo denúncias feitas contra o hospital, a vítima foi uma paciente adulta, e o autor um funcionário da instituição, que exerce a função de cuidador.

Ainda segundo as denúncias, a direção do hospital não registrou as ocorrências na Delegacia de Polícia Civil, tentando “abafar os casos”, segundo site Preto no Branco. Porém, um funcionário do hospital afirmou à reportagem que não tinha certeza se a direção tinha conhecimento da violência que ocorreu na instituição.

O Ministério Público da Bahia afirmou ao BNews que continua acompanhando a situação, realizando diligências e que "a suposta vítima foi transferida do hospital para uma entidade de acolhimento" a pedido do órgão. Confira abaixo a nota na íntegra: "O Ministério Público estadual realizou diligências no Hospital Nossa Senhora de Fátima, no último dia 23, para apurar suposto caso de estupro. A equipe da unidade hospitalar prestou as informações inicialmente solicitadas pelo MP. Na mesma data, a suposta vítima foi transferida do hospital para uma entidade de acolhimento a pedido do MP. As diligências ainda estão em andamento. Mais detalhes não serão informados neste momento para não prejudicar as investigações".

* Atualização às 17h45

Em contato com o BNews, o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima respondeu à acusação de não ter registrado Boletim de Ocorrência acerca dos referidos casos de estupro:

"O Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima (HPNSF), localizado na Rua Princesa Isabel, Santo Antônio, Juazeiro (BA), vem a público esclarecer sobre as denúncias anônimas que foram veiculadas no blog Preto no Branco, sem provas concretas e sem averiguação dos fatos e veracidade das informações. Ao analisarmos o teor apresentado na matéria, imediatamente o Hospital procurou identificar as envolvidas para que fosse prestado total apoio principalmente psicológico já que as notícias foram divulgadas sem nenhuma comunicação prévia surpreendendo a todos.
continuamente foi aberta sindicância para então, apurar os fatos para que a situação seja esclarecida.
Posteriormente no dia 23/09 foi registrada ocorrência para a devida apuração.

Recebemos na instituição no dia 23/09 o Ministério Público da Bahia (MP-BA), logo após a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e iremos colaborar com qualquer órgão, para que a verdade sobre os fatos seja esclarecida. A atual gestão, representada pelo diretor Renan Teixeira, assume o compromisso de humanizar os atendimentos e serviços prestados no Hospital, não somente aos pacientes, mas também a todos os colaboradores. Atendemos a mais 70 municípios na Bahia, e reiteramos que o Hospital Psiquiátrico de Juazeiro é referência em saúde mental e trabalhamos seriamente na questão.

Para finalizar, ressaltamos, que, a instituição vem sendo difamada ao longo dos anos, por uma realidade que já não existe mais. Ao longo dos seus 65 anos de atividade, o Hospital nunca passou por uma reforma de estruturação e recentemente, a atual gestão se comprometeu em fazer essa mudança. Para além disso, os cuidados e humanização se fazem presentes nesta instituição. A entidade filantrópica está em dia, com os documentos e alvarás atualizados. Finalizamos, reforçando que o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora de Fátima está de portas abertas para receber as pessoas, os veículos de imprensa, autoridades e outros que desejam conhecer o verdadeiro trabalho que é realizado no local. Seguimos em busca de um fortalecimento da saúde mental da nossa região e contamos com o apoio de todos os cidadãos. Em tempo informamos que o Hospital não compactua com qualquer atitude que viole os direitos dos pacientes, sendo totalmente transparente em suas atividades".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp