Saúde

Vivendo epidemia de Dengue, Governo do Estado e Exército se colocam à disposição em Feira de Santana; confira

Divulgação/Ascom-SESAB
Em nota, Sesab critica falta de retorno por parte da prefeitura de Feira para combater dengue no município  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ascom-SESAB
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 22/03/2024, às 17h07


FacebookTwitterWhatsApp

Com mais de 2.300 casos prováveis de Dengue, Feira de Santana vive uma situação de epidemia da doença na Bahia, sobrecarregando o sistema de saúde do município. Diante disso a Secretaria da Saúde do Estado Bahia (Sesab) e o Exército Brasileiro se uniram no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Para essa mobilização conjunta, estão sendo oferecidos a cessão de equipamentos, insumos e até medicamentos para que a prefeitura de Feira implantasse tendas de hidratação. De acordo com a Sesab, a gestão municipal ainda não deu retorno para as ações de enfrentamento a Dengue no município.  

Apesar da disposição do estado e do Exército em contribuir ativamente para a solução da crise, a administração municipal de Feira de Santana ainda não respondeu às iniciativas propostas. Essa ausência de retorno coloca em xeque a eficácia das estratégias de combate à dengue na cidade e levanta preocupações sobre a capacidade do município de lidar adequadamente com a situação”, informa a secretaria, em nota. 

Registrando quase 150 casos graves da doença e um óbito confirmado, a pasta recomendou que a prefeitura de Feira “ampliasse o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para assegurar a assistência aos pacientes com suspeita de dengue, além de instalar unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário”. 

“É crucial que o município se engaje ativamente nas ações propostas, revisando suas estratégias de controle do vetor e aprimorando a infraestrutura de saúde. O combate efetivo à dengue exige uma abordagem integrada e proativa, que contemple desde a prevenção e educação até o cuidado direcionado aos pacientes afetados”, finaliza a nota. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp