Saúde

Setembro Amarelo: saúde mental materna também exige atenção

Arquivo Pessoal @reginagoes.psi
Especialista em Terapeuta Transpessoal Sistêmica fala sobre a importância da rede de apoio e da atenção as mães  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal @reginagoes.psi
Catarina Alcantara

por Catarina Alcantara

[email protected]

Publicado em 24/09/2023, às 11h24 - Atualizado às 18h56



Este mês de setembro, a campanha para atenção a saúde mental é ratificada e com isso se reforça a discussão sobre temas relacionados a manutenção da mesma, inclusive na questão materna.  As mulheres são grandes vítimas do estresse gerado pelas transformações que chegam com a maternidade, desde o puérperio até o crescimento das crianças traumas, inseguranças, medos e disconpensações hormanais assombram-nas todos os dias.

Existe uma sobrecarga que pode surgir de várias formas, incluindo responsabilidades parentais desiguais, falta de apoio emocional ou prático, expectativas sociais irrealistas e pressão financeira. Com a sobrecarga das atividades maternas podem surgir estresse e exaustão, isolamento social, sentimento de culpa e inadequação, ansiedade, depressão, problemas no relacionamento entre outras questões. O BNews procurou uma especialista no assunto para saber de que forma pode-se driblar essas questões e viver bem com a capacidade de gerar, gestar e criar um outro ser. 

De acordo com Regina Goes, psicóloga, terapeuta transpessoal sistêmica e mäe, contar com uma rede de apoio é essencial para as mães tanto durante a gestação quanto após o parto e os primeiros anos de vida do bebê. Ela difunde temáticas através da sua rede social @reginagoes.psi, falando sobre temas que envolvem a maternidade, seus processos, traumas e superacöes. 

Barra de Acess, um dos métodos utilizados na Terapia Transpessoal
Caption

"Ter uma rede de apoio sólida pode ajudar as mães a enfrentar os desafios da maternidade, reduzir o estresse, promover a saúde mental e criar um ambiente mais saudável e seguro para o desenvolvimento dos filhos. Além disso, a rede de apoio pode proporcionar momentos de descanso e recuperação, permitindo que as mães cuidem melhor de si mesmas, o que é essencial para o bem-estar de toda a família".

Segundo ela, é necessário também desmistificar o preconceito sobre o atendimento terapêutico para mães, como parte do processo de tratamento e manutenção da saúde mental em dia. 

"A terapia para mães oferece um espaço seguro para discutir dúvidas, medos, ansiedades e outros sentimentos que podem surgir durante a jornada da maternidade. Isso não significa que uma mãe seja incompetente, mas sim que perceba a importância de cuidar de sua saúde mental para ser a melhor versão de si mesma para seu filho ou filha. A maternidade é desafiadora, e buscar apoio terapêutico é um passo importante em direção a uma maternidade mais saudável e feliz".

A profissional ainda ressalta que a maternidade é um território complexo e multifacetado, repleto de desafios e oportunidades de crescimento e que com o encaminhamento correto e a responsabilidade com os tratamentos faz tudo fluir de uma forma melhor. 

Sites do Ministériod a Saúde e da campanha Setembro Amarelo tem cartilhas com informações valiosas para a conservacäo da saúde mental em todos os aspectos. Ajuda e apoio nunca säo demais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp