Saúde

Nutricionista de Harvard compartilha seis hábitos alimentares para manter o cérebro calmo e fortalecido

Foto de Jimmy Dean na Unsplash
Nutricionista de Harvard destaca a importância de escolhas alimentares para promover bem-estar mental  |   Bnews - Divulgação Foto de Jimmy Dean na Unsplash

Publicado em 17/01/2024, às 22h37 - Atualizado às 22h37   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A nutricionista Uma Naidoo, da Universidade de Harvard, compartilhou com o site CNBC seis hábitos alimentares essenciais para promover um cérebro mais calmo, forte e feliz.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Especialista em estudos voltados para a compreensão sobre a maneira que a ansiedade afeta a saúde, ela acredita que a alimentação pode ser aumentar a longevidade do cérebro. 

Priorizar alimentos naturais e inteiros 

A nutricionista prioriza alimentos naturais e integrais, ressaltando a importância da fibra para a saúde intestinal e a influência positiva do microbioma na saúde geral. Naidoo enfatiza também a relevância de carboidratos complexos no controle da ansiedade, graças ao processamento mais lento pelo corpo.

Consumir alimentos coloridos 

A especialista recomenda a inclusão de alimentos coloridos, como frutas, vegetais e ervas, que fornecem nutrientes essenciais ao cérebro.

A nutricionista também afirma que ervas e temperos como açafrão, alecrim, cúrcuma, pimenta-do-reino e manjericão também trazem cor, sabor e propriedades de combate à ansiedade às refeições.

Ampliar os micronutrientes 

Naidoo destaca a importância de ampliar os micronutrientes, como vitaminas do complexo B, C, D e E, e minerais como cálcio, magnésio, ferro e zinco, para reduzir a ansiedade, além de possuírem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem proteger o cérebro do declínio a longo prazo. 

Priorizar gorduras saudáveis 

A nutricionista também ressalta a priorização de gorduras saudáveis, como azeite de oliva e abacate, enquanto alerta para evitar óleos prejudiciais, como os de cártamo, soja e girassol. 

Evitar alimentos que aumentem o açúcar no sangue 

Alguns carboidratos, como farinha de trigo e arroz branco, podem aumentar o açúcar no sangue. Isso significa uma explosão de energia seguida de uma queda. A nutricionista disse que esse ciclo de altos e baixos está correlacionado com a ansiedade.

Equilíbrio e consistência 

A nutricionista enfatiza a busca por consistência e equilíbrio na alimentação, incentivando as pessoas a ouvirem seus corpos para identificar alimentos que podem impactar negativamente no bem-estar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp