Saúde

Família de paciente entubada há cinco dias faz apelo por regulação; veja

Leitor/BNews
Jandira dos Santos, de 56 anos, possui uma lesão no pulmão direito  |   Bnews - Divulgação Leitor/BNews
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 11/05/2024, às 15h08 - Atualizado às 15h35



A paciente Jandira Souza dos Santos, de 56 anos, está enfrentando uma situação bastante delicada para tratar a saúde. Ela, que está internada desde o dia 22 de abril no Hospital Municipal Doutor Albino Leitão, na cidade de São Sebastião do Passé,  com questões respiratórias a serem tratadas, teve o quadro agravado e há cerca de cinco dias foi entubada e não conseguiu ser transferida para uma unidade especializada. O número da regulação é 4013144.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


Jandira está na lista de emergência da regulação do estado, mas até o momento não recebeu um retorno de quando vai acontecer a sua transferência. Em contato com o BNews, a filha da paciente, Janielle Souza Teixeira, contou que a sua genitora foi diagnosticada com uma lesão no pulmão direito e líquido cujo volume é de aproximadamente 500mL. 


De acordo com Janielle, sua mãe precisa ser regulada para um hospital que tenha leito de UTI com pneumologista e cirurgião torácico, a fim de que possa ser tratada. A filha contou ainda que a mãe deu entrada na unidade hospitalar se comunicando, mas que por conta da demora em ser tratada em uma unidade adequada, o quadro acabou se agravando. 


Janielle comentou ainda que a mãe necessita ser submetida a uma broncoscopia com a biópsia da lesão que está no pulmão, inclusive para saber se trata-se de um câncer. 


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, em nota enviada ao BNews, que em 2024 a Central Estadual de Regulação atendeu mais de 90 mil pacientes, registrando uma taxa de resposta de 97,43% às solicitações feitas por unidades de saúde nos 417 municípios da Bahia.

Ainda de acordo com a Sesab, o caso da paciente Jandira Souza dos Santos está sob avaliação da equipe de médicos reguladores da Central, que está em busca de um serviço de saúde adequado ao perfil da mesma em uma unidade pública, filantrópica ou privada. Ressaltamos que 50% dos pacientes são regulados em até 24 horas e 80% em até 72 horas.

Veja:

Paciente entubada em hospital na RMS
Leitor/ BNews

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp