Saúde

Dietas nem sempre são garantia de perda de peso, afirmam especialistas

Ilustrativa / Pixabay
A dieta prolongada, de idas e vindas em regime desse tipo, pode também gerar uma alteração no metabolismo  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 29/10/2023, às 17h42   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

As dietas relacionadas ao emagrecimento ganham mais atenção nas redes sociais nas vésperas do verão. Todas elas têm um mesmo ponto em comum: a restrição de determinados tipo de alimentos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com especialistas, uma das justificativas para a falta de sucesso com cardápios repletos de proibições é que as pessoas não conseguem manter uma dieta restritiva a longo prazo, e a tendência é que, com a restrição de determinados alimentos, tenham momentos de compulsão e comam até em quantidades maiores ao abandonar o regime.

A dieta prolongada, de idas e vindas em regime desse tipo, pode também gerar uma alteração no metabolismo (em relação a como o nosso corpo reage aos alimentos), tornando qcom que seja mais difícil perder peso no futuro.

Segundo especialistas, para perder peso é necessário comer menos do que o corpo precisa para ter energia para vivermos. Esse processo é denominado de déficit calórico. Com isso, o organismo vai utilizar o que há de reserva e o resultado é a perda de peso.

Durante a dieta restritiva, quem come menos, gera menos energia do que o corpo precisa para as atividades do cotidiano. Com isso, ele queima a gordura armazenada e o resultado é a perda de peso.

A gordura guarda um hormônio, denominado letpina, que envia ao cérebro os sinais de saciedade. Com um estoque reduzido de gordura no corpo, esse sinal diminui. Ou seja, passamos a sentir mais fome.

Conforme se perde o peso, o corpo se ajusta: você sente mais fome e ao mesmo tempo que o volume de calorias necessárias para viver reduz. Sendo assim, o corpo vai continuar fazendo reserva.

Ainda há estudos que revelam que, no longo prazo, a restrição pode alterar o metabolismo e, com isso, fica ainda mais difícil a perda de peso no futuro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp