Saúde

Beber café ao acordar pode ser maléfico à saúde, diz especialista

Pixabay
Especialista do sono aponta que tomar café ao acordar pode fazer mal  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 12/08/2023, às 07h10   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O brasileiro tem o hábito de tomar um cafezinho assim que acorda. A bebida ajuda a despertar e até diminui inflamações do corpo. No entanto, um especialista do sono afirma que não é benéfico consumir muito café logo ao acordar.

Segundo Rex Isap, consumir a bebida na primeira hora do seu dia pode gerar intolerância à cafeína. “Enquanto você pensa que está se ajudando e vai se sentir acordado mais rapidamente, pode estar tendo o efeito oposto”, disse, em entrevista ao jornal The Mirror.

“A insensibilidade à bebida ocorre pois ela pode entrar em conflito com o cortisol, hormônio associado ao estresse, que atinge um pico de produção logo ao acordar e nos mantém em alerta”, explicou.

O café, responsável por estimular a produção do hormônio que, em excesso, pode causar agonia e estresse. Já o nível de cortisol decai conforme o tempo passa.

De acordo com o especialista, o ideal é esperar uma hora antes de acordar para colher os benefícios da cafeína. Além disso, Isap reforça que o recomendado é consumir café até as 14h, já que os níveis de cafeína continuam presentes no organismo até sete horas após a ingestão.

Ele explica ainda que, durante o dia, o cérebro produz adenosina, hormônio associado ao sono. À medida que o tempo passa e a pessoa fica acordada, a liberação dessa substância aumenta, o que gera maior sonolência. “A cafeína, porém, bloqueia os receptores da adenosina, o que nos mantém em alerta. É por isso que é normal ter dificuldade para dormir depois de uma xícara de café”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp