Saúde

Primeira suspeita de ebola no Brasil é investigada

Imagem Primeira suspeita de ebola no Brasil é investigada
Secretaria de Saúde do Paraná comunicou o caso ao Ministério da Saúde  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/10/2014, às 06h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)




O primeiro caso de ebola no país está sendo investigado pela secretaria Estadual do Paraná. O caso foi comunicado ontem à noite (9) ao Ministério da Saúde. Informações preliminares indicam que o paciente veio de Conacre, capital da Guiné.
O paciente foi encaminhado para um hospital de referência e material foi coletado para fazer exames. A expectativa é a de que hoje as amostras já sejam enviadas para o Instituto Evandro Chagas, onde será feita a análise para confirmar se o paciente é ou não portador da doença. 
A notícia ocorre no mesmo dia em que o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmar que, embora baixo, existia o risco de o Brasil registrar um caso da doença. Pela manhã, ele disse que o sistema de vigilância montado era adequado e que instituições de saúde estavam em treinamento constante para identificar casos suspeitos e para adotar as medidas de segurança necessárias, caso isso ocorresse.
O mundo vive hoje a pior epidemia de ebola da história. Foram registrados 8.011 casos na Guiné, Libéria e Serra Leoa, com 3.857 mortes, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Nigéria, Senegal e Estados Unidos e Espanha apresentaram transmissões localizadas. Juntos, foram contabilizados nestes países 21 pacientes com a doença e 8 mortes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp