Saúde

Osteoporose: cresce incidência entre crianças e adolescentes

Imagem Osteoporose: cresce incidência entre crianças e adolescentes
Dieta pobre em cálcio e Vitamina D e rica em bebidas à base de cola podem favorecer a doença  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/05/2013, às 22h20   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de não ter dados oficiais sobre o número de casos diagnosticados nesta faixa etária, o endocrinologista pediátrico e professor da universidade Federal da Bahia, Crésio Alves, alerta para o aumento da incidência da osteoporose entre crianças e adolescentes.

Além de acometer portadores de doenças crônicas, que fazem uso prolongado de alguns medicamentos, como o corticóide, a patologia tem sido frequente entre pacientes com dieta pobre em cálcio e Vitamina D e rica em bebidas à base de cola, além de estar associada ao uso de álcool e fumo. “Entre as patologias, podemos citar lúpus e leucemia, e ainda o caso dos pacientes submetidos a transplantes”, explica.

Crésio Alves, que é chefe do Serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital das Clínicas, vai falar sobre o papel do pediatra na identificação desses casos neste sábado (4), às 8h, no VII Congresso Baiano de Pediatria, no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, durante a conferência “Osteoporose: um problema também em crianças e adolescentes”.

Ao tratar do assunto, dr. Crésio vai mostrar como evitar a doença, tida tradicionalmente como patologia da terceira idade, e como esse diagnóstico tem crescido, sobretudo através do exame de densitometria óssea. “Quanto mais cedo tivermos o diagnóstico, melhor assistiremos esse paciente”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp