Saúde

De 164, duas pessoas foram diagnosticadas com Aids nesse Carnaval

Imagem De 164, duas pessoas foram diagnosticadas com Aids nesse Carnaval
644 exames foram realizados só no primeiro dia de folia. Iniciativa é da SMS  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/02/2013, às 14h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



164 pessoas já realizaram os testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, no sábado (09) de Carnaval, nos três postos do Fique Sabendo, montados pela prefeitura de Salvador. Desse total, foram registrados dois diagnósticos positivos para HIV; seis para Sífilis e quatro reagentes para Hepatite C. Não foi constatado nenhum caso de Hepatite B.

O posto localizado na Barra realizou o maior número de testagens: 84, seguido do Pelourinho com 47 exames e Liberdade com 33. Para cada atendimento são feitos 04 testes rápidos (sífilis, HIV, Hepatite B e C), o que totalizou 644 exames somente no primeiro dia.

Todos pacientes contaram com o apoio e orientação dos Aconselhadores, sendo os de HIV positivo encaminhados para o Serviço Municipal de Assistência Especializada - SEMAE, no 3º Centro de Saúde Liberdade, para acompanhamento multiprofissional. Já os que foram reagentes para Sífilis e Hepatite C receberam encaminhamento para  o Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA Marymar Novais, no Dendezeiros, para realização de consulta especializada e exames mais detalhados. 

Quem quiser se submeter aos 04 testes ainda neste ano deve comparecer até a próxima terça-feira (12), entre 09 e 17 horas, na Unidade de Saúde da Família do Terreiro de Jesus - Pelourinho, no 3º Centro de Saúde da Liberdade ou no Circuito Dodô (estrutura montada em canteiro próximo ao cruzamento com a rua Miguel Burnier, em frente ao Shopping Barra).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp