Saúde

OMS libera imunizante para crianças contra malária

Divulgação
As quatro doses podem ser aplicadas em crianças a partir dos 5 meses de idade  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/10/2021, às 16h06   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu recomendar a vacinação de crianças contra a malária. A autorização vale para áreas da África Subsaariana onde existem taxas altas de transmissão da doença. 

Um estudo foi conduzido em Gana, Quênia e Malawi, com 800 mil crianças, desde 2019, e 2 milhões de doses da vacina foram aplicadas, com a previsão de serem administradas mais de 10 milhões de unidades. 

As quatro doses podem ser aplicadas em crianças a partir dos 5 meses de idade. O imunizante desenvolvido pela GSK, em parceria com entidades africanas demoraram cerca de 30 anos a serem satisfatórios. Segundo  a OMS, houve redução de 30% nos casos mais graves e mortais da doença

“Este é um momento histórico. A tão aguardada vacina contra a malária para crianças é um avanço para a ciência, para a saúde infantil e para o controle da malária”, afirmou o  diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Por séculos, a malária tem perseguido a África Subsaariana e causado imenso sofrimento pessoal. Temos esperado, por muito tempo, por uma vacina eficaz contra a malária e agora, pela primeira vez, temos o imunizante indicado para uso geral. A recomendação de hoje oferece esperança para o continente que carrega o maior fardo da doença, e esperamos que muitas crianças africanas sejam protegidas da malária e cresçam para se tornar adultos saudáveis”, disse  Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.

Leia mais 

Diretor-presidente da ANS diz que agência não lida com denúncias sobre hidroxicloroquina

Bolsonaro sugere STF alinhado ao seu governo em caso de reeleição em 2022

Mulher é flagrada com 26 kg de maconha em mala na rodoviária de Itabuna

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp