Saúde

Vídeo: Enfermeira do Samu passa mal durante atendimento a paciente

Reprodução/ Leitor Bnews
Paciente também havia sido assistido pela equipe da UPA anteriormente, notificado como suspeita de Covid-19  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Leitor Bnews

Publicado em 13/04/2020, às 10h57   Redação BNews



Uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)  passou mal durante atendimento a um paciente e precisou sentar no jardim da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do bairro da Mangabeira, em Feira de Santana, a 116 km de Salvador.

Nas imagens enviadas ao Bnews é possível ver que a senhora que grava a cena alega que a profissional de saúde não passou bem com falta de ar, após saber que o paciente não teria atendimento por conta da regulação. “A enfermeira passando mal pois meu avô está sem atendimento. Atrás da regulação ...Como um não pode ser atendido o outro poderá ser atendido?” questiona a denunciante. O vídeo foi gravado na sexta-feira (11), contudo foi encaminhado para reportagem nesta segunda-feira (13).

Durante a gravação ainda aparece o paciente na parte interna de uma ambulância em frente a unidade de saúde. Enquanto a profissional de saúde está na parte externa do veículo tentando se recuperar do mal estar.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Feira de Santana e recebeu a informação que “a cena que circula nas redes sociais mostra uma mulher narrando a situação, dando a entender que a UPA teria negligenciado uma paciente. O que não corresponde à verdade", explica a secretaria de Saúde Denise Mascarenhas.

Por nota, a assessoria informou  que ao chegar na Unidade de Pronto Atendimento, ela [enfermeira] desceu do veiculo e sentou-se no chão do jardim. Os colegas do SAMU e também profissionais da UPA lhe ofereceram atendimento, mas a técnica de enfermagem preferiu permanecer ali.

Ainda de acordo com a assessoria, ao perceber que não conseguiria continuar a atividade profissional, ela aceitou o auxilio e foi medicada na própria UPA. Não houve nada de grave com a servidora. O atendimento a profissional começou às 11h30. E ela saiu da unidade por volta das 15h. De acordo com diagnóstico médico, ela teria sofrido crise de ansiedade e pico hipertensivo. Apresentava cefaleia e mal estar.

Já sobre o paciente, a assessoria informa que o paciente foi socorrido pelo Samu, conduzido até a UPA, porém ao ser examinado por uma equipe médica,  observou-se a necessidade de assistência especializada.  Segundo a secretária de saúde, o idoso foi transferido para uma unidade com o porte adequado para suas necessidades.

Ainda de acordo com a assessoria, o paciente também havia sido assistido pela equipe da UPA anteriormente, tendo sido notificado como suspeita de Covid-19. Foi submetido a exame  e a testagem foi negativa.

Veja vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp