Saúde

Mandetta sobre coronavírus: 'Estamos achando graça, que não é conosco'

Reprodução/TV Brasil
O vírus já infectou 69 pessoas no Brasil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Brasil

Publicado em 12/03/2020, às 07h23   Redação BNews



Na última quarta-feira (11), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez um duro discurso na Câmara dos Deputados sobre o coronavírus para convencer parlamentares a liberar R$ 5,1 bilhões a serem gastos no enfrentamento da doença. A medida provisória que disponibilizará esses recursos deve ser publicada hoje (12).

Mandetta disse que o país pode viver um período de extrema deficuldade e que os brasileiros ainda estão levando a situação em tom de brincadeira. O vírus já infectou 69 pessoas no Brasil.

Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro foi um dos que afirmou que havia muita "fantasia" quanto à pandemia e que a covid-19 "não é tudo isso que a mídia propaga".

"Eles conseguem porque o povo [japoneses e coreanos] acredita no que a autoridade está pedindo. Nós ainda estamos achando graça, chegamos nos lugares e nos beijamos, nos abraçamos, fazemos piadas, dizemos que isso não é conosco. Isso é conosco, isso está dentro da nossa antessala", alertou o ministro.

De acordo com Mandetta, ainda levará de quatro a cinco meses para que se construa uma imunidade coletiva da doença. 

O ministro também anunciou que, a partir da semana que vem, a contaminação pelo coronavírus se dará em "progressão geométrica". Segundo o ministro, a situação é alarmante e o País deve se preparar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp