Saúde

Sesab nega que pacientes com HIV/Aids tiveram assistência negada

Reprodução/Google Maps
As medicações foram dispensadas na farmácia do HGRS até que todos os pacientes fossem orientados e transferidos para outras unidades  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 26/08/2019, às 16h20   Redação BNews



A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) negou, por meio de nota, que pacientes com HIV/Aids no estado tenham tido assistência negada. "A Sesab transferiu cerca de 1100 pacientes para outras unidades de atendimento", disse, em um trecho do comunicado. O Ministério Público estadual (MP-BA) investiga o caso.

O inquérito ainda busca “averiguar possível falta de adequação do Instituto Couto Maia, do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP) e do Serviço de Assistência Especializada (SEA) para atendimento médico e emergencial dos 1.200 pacientes e outros portadores de HIV/Aids”

Segundo a pasta, a transferência foi feita para garantir a prestação da assistência. "A Sesab transferiu cerca de 1100 pacientes para outras unidades de atendimento, tais como o Instituto Couto Maia (Icom), em Cajazeiras, que é o maior e mais moderno hospital especializado em doenças infecto-contagiosas do Brasil, e o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), no Garcia", escreveu.

O líder da oposição na Asssembleia Legislativa do estado (AL-BA), Targino Machado (DEM), se posicionou sobre o caso, nesta segunda-feira (26), afirmando que as dificuldades financeiras enfrentadas pelo estado têm levado o governo a cortar investimentos em setores fundamentais, como a saúde.

Confira abaixo a nota da Sesab na íntegra:

Nenhum paciente que recebia medicamento para o tratamento de HIV/Aids na farmácia ambulatorial do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) deixou de ter assistência. A Sesab transferiu cerca de 1100 pacientes para outras unidades de atendimento, tais como o Instituto Couto Maia (Icom), em Cajazeiras, que é o maior e mais moderno hospital especializado em doenças infecto-contagiosas do Brasil, e o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), no Garcia. As medicações foram dispensadas na farmácia do HGRS até que todos os pacientes fossem orientados e transferidos para outras unidades. Cabe ressaltar que além da dispensação regular de medicamentos, o Icom e o Cedap fazem o acompanhamento integral dos pacientes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp