Saúde

Redes de supermercados se posicionam após serem acionadas pelo MP-BA

Ranato Araújo/ABr
Supermercados estariam vendendo produtos com resíduos de agrotóxicos proibidos  |   Bnews - Divulgação Ranato Araújo/ABr

Publicado em 23/10/2018, às 18h01   Redação BNews



Após o Ministério Público estadual acionar nove redes de supermercados por comercializarem, em Salvador, hortifrútis com resíduos de agrotóxicos não autorizados e/ou acima dos limites permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Walmart Brasil, o Atacadão e o Grupo Cencosud enviaram nota de esclarecimento ao BNews.

O Walmart Brasil afirmou que "confia plenamente em seus procedimentos internos de Segurança dos Alimentos. A empresa mantém um rigoroso Programa de Qualificação e Certificação de todos os seus fornecedores de perecíveis, o que inclui um programa de gestão de riscos de resíduos de agrotóxicos, destinado a todos fornecedores de frutas, legumes e verduras, visando a comercialização de hortifruti seguro aos consumidores da rede Walmart Brasil. O sistema vai além da rastreabilidade dos alimentos, e prevê auditoria de fornecedores e análise de resíduos de agrotóxicos. As auditorias acontecem no campo e são baseadas em Boas Práticas Agrícolas (BPA). O processo também reduz outros perigos físicos, químicos e microbiológicos, e não só os agrotóxicos não autorizados ou acima do limite máximo permitido. As análises e auditorias são periódicas e a empresa possui laudos que atestam a qualidade dos itens vendidos em loja. Dessa forma, a empresa irá confrontar os resultados apresentados pelo Ministério Público com os dados dos nossos laudos".

Já o Cencosud Brasil informa que "está expandindo o programa de rastreabilidade de agrotóxicos (RAMA), já implantado há quatro anos nas lojas do grupo em Sergipe, para contemplar as redes GBarbosa, Perini e Mercantil Rodrigues na Bahia. Trata-se de uma boa prática para reforçar o controle de agrotóxicos nos alimentos comercializados pelas redes, visando o atendimento à legislação e à saúde dos clientes".

A rede Atacadão também emitiu nota e informou que começou uma rigorosa análise dos fornecedores mencionados pelo MP-BA. "A rede informa que após o contato do Ministério Público iniciou rigorosa análise dos fornecedores citados aderindo ainda ao Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama) desenvolvido pela Abras, que já garante o rastreamento e monitoramento de defensivos agrícolas em 100% dos fornecedores de frutas, legumes e verduras na Bahia, assim como já acontece em outros estados da Região Nordeste. Reforça ainda o seu compromisso com a aplicação da sua política de segurança alimentar junto aos seus fornecedores, que segue a legislação vigente, garantindo ao cliente a qualidade dos alimentos comercializados pela rede", diz o grupo.

Atualizada em 24/10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp