Saúde

Após morte de micos, Sesab afirma que Mata de São João vai receber vacina contra febre amarela

Reprodução/Google Street View
Mais de 15 micos foram encontrados mortos em um condomínio em Costa de Sauípe  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 15/01/2018, às 16h09   Redação BNews



Após divergências de informações entre a Prefeitura de Mata de São João e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia sobre a análise dos micos encontrados mortos em um condomínio na Costa do Sauípe, a Sesab afirmou ao BNews, na tarde desta segunda-feira (15), que o município está entre os oito que receberão a vacina conta a febre amarela em dose fracionada durante a campanha de imunização, a ser iniciada no dia 19 de fevereiro. 

Os moradores do condomínio Casas de Sauípe procuraram a reportagem para denunciar que mais de 15 micos foram encontrados mortos no local, desde setembro. Três animais foram levados para a prefeitura, que encaminhou os animais para análise no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).

Mas, a Sesab informou que os animais não foram encaminhados para a Fiocruz, onde é feita a análise para confirmação ou descarte de febre amarela, porque já havia confirmação de um caso em abril, e a probabilidade da circulação do vírus na localidade era alta. Assim, caberia à secretaria de saúde do município a vacinação da população que ainda não havia sido imunizada na época em que houve confirmação da doença em um dos animais.   

Já a secretaria de saúde de Mata de São João, Tatiana Rebouças, negou as informações da Sesab e disse que os animais foram enviados para análise e o Lacen ainda não emitiu um parecer. Tatiana ressaltou, ainda, que não houve orientação da Secretaria de Saúde do Estado para vacinação da população.

A assessoria de imprensa de Mata de São João reafirmou, hoje, que os micos foram enviados para análise e explicou que Fátima Grande, coordenadora da Zoonoses, foi ao Divep (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), pessoalmente, e eles pediram um prazo de 15 dias para dar um retorno. A Diretora da DIVEP teria afirmado que o material foi enviado agora em janeiro para análise.

Questionada pelo BNews se orientou a prefeitura a imunizar o restante da população por conta dos micos encontrados mortos e se enviou as vacinas, a Sesab se limitou a responder que o município vai receber as vacinas de febre amarela a partir de 19 de fevereiro.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a febre amarela começa em fevereiro, e terá dose fracionada para municípios específicos. A proteção é de no mínimo oito anos. Já a dose padrão, que será destinada para casos específicos, requer uma dose única durante a vida.

Atualmente existem 105 municípios nas áreas de vacinação contra a febre amarela. Destes, apenas 8 (Salvador; Camaçari; Candeias; Itaparica; Lauro de Freitas; Mata de São João; São Francisco do Conde e Vera Cruz) receberão doses fracionadas e apenas durante o período da campanha de vacinação, que tem início em 19 de fevereiro e vai até 9 de março, sendo 24 de fevereiro dia D. Ao término da campanha, caso não haja nova orientação do Ministério da Saúde, os 8 municípios voltarão a vacinar as pessoas com dose integral (caso haja disponibilidade).

Matérias relacionadas:

Morte de micos em condomínio em Costa do Sauípe preocupa moradores que suspeitam de febre amarela

Mesmo com suspeita de febre amarela, Lacen não faz análise de micos encontrados mortos em Sauípe

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp