Saúde

Teste rápido do zika na Bahia aguarda aprovação da Anvisa, revela secretário

Publicado em 03/03/2016, às 09h33   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, se reuniu na manhã desta quinta-feira (3), com dirigentes de veículos de comunicado para falar sobre as estratégias da pasta para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Na ocasião, o titular da pasta anunciou que, em breve, a Bahiafarma divulgará uma espécie de teste rápido para detectar se a pessoa foi infectada pelo Zika vírus.
Segundo Vilas-Boas, o exame ainda aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que possa ser disponibilizado. O secretário aproveitou para pedir "união em torno do projeto" para reduzir a "população do mosquito" transmissor.
No encontro, o titular da saúde admitiu que é muito difícil para Estado sozinho combater. Segundo ele, é preciso que haja uma mobilização da sociedade. "Precisamos conscientizar a população. As ferramentas daremos, mas se as pessoas não participarem não conseguiremos combater", pontuou.
De acordo com o secretário, já foi registrados casos de dengue em quase todos os municípios baianos, com exceção de Mucugê. Uma equipe da Sesab será enviada para localidade para estudar o motivo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp