Saúde

Centro de Parto Natural e UTI Neonatal incrementará saúde na região de Jacobina

Publicado em 15/10/2015, às 20h31   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Com 105 leitos, sendo 21 destinados a ala pediátrica, o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), da cidade de Jacobina, 330 km de Salvador, é referência em atendimento de baixa e média complexidade para mais de 20 municípios do Centro Norte do Estado.
Para incrementar o atendimento no HMATS, a Prefeitura de Jacobina está construindo um Centro de Parto Natural (CPN) e uma UTI Neonatal com 25 leitos, intermediários e canguru. O investimento é na ordem de R$ 1.300.000,00 com recursos do Ministério da Saúde (MS) e contrapartida da Prefeitura. As obras devem ser entregues à população em até oito meses.
O prefeito Rui Macedo lembrou que atualmente a unidade realiza uma média de 7 mil atendimentos por mês, destes, mais de 150 são partos. Ele acrescentou: “Durante o ano de 2012 eram altíssimos os índices de partos realizados fora do município, especialmente na cidade de Miguel Calmon, problema que foi sanado em 2013 e que melhorará com a instalação do CPN”.
O Hospital também é referência no atendimento a pacientes renais, com mais de 100 pacientes fixos na ala de Hemodiálise. Além disso, trata pacientes regionais com Mucopolissacaridose (MPS) e Fabry, doenças raras, incuráveis e necessitam de cuidados especiais. 
O corpo médico da unidade é composto por 12 clínicos, quatro anestesistas, dois ortopedistas, cinco obstetras, uma pediatra e três cirurgiões, além de 17 enfermeiros e 48 técnicos de enfermagem. As obras acontecem no ano em que o hospital completa 80 anos de existência. Agora o município aguarda a liberação de uma emenda parlamentar para a construção da UTI Adulto também nas dependências do HMATS, com 10 leitos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp